Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Destaques em sustentabilidade na administração pública são reconhecidas no Prêmio A3P
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Brasil > Destaques em sustentabilidade na administração pública são reconhecidas no Prêmio A3P
BrasilMeio Ambiente

Destaques em sustentabilidade na administração pública são reconhecidas no Prêmio A3P

Por biblia
Última atualização: 30 de novembro de 2022
7 Min Lidos
Compartilhar

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) premiou iniciativas de todo o país que se destacaram no quesito sustentabilidade. Os vencedores do 9º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade na Administração Pública (Prêmio A3P) foram revelados durante a realização do 12° Fórum e 9° Prêmio A3P, realizado nesta terça-feira (29). Ao todo, 92 projetos foram inscritos nas cinco categorias da premiação, que incluem a gestão de resíduos; uso sustentável dos recursos naturais; inovação na gestão pública; destaque da rede A3P; e combate à poluição das águas.A abertura do evento foi feita pelo secretário-adjunto de Biodiversidade (SBio), Dougllas Resende, pelo chefe de gabinete da SBio, Carlos Morais, e pelo diretor do Departamento de Educação e Cidadania Ambiental (DEC), Leonardo Queiroz. O evento contou também com uma palestra sobre Logística Reversa, ministrada pela diretora do Departamento de Gestão Resíduos e Qualidade do Solo do MMA, Juliana Carvalho Rodrigues.
“Nós tivemos muitas inscrições nesta edição, com projetos e iniciativas muito importantes, gerando resultados positivos não apenas para os órgãos públicos que implementaram as ações, mas também para toda a sociedade. Esse evento é uma amostra de como o Programa A3P, em conjunto com as instituições parceiras, podem fazer a diferença quando o assunto é sustentabilidade na administração pública”, disse o direitor do DEC.
Na categoria uso e manejo sustentável dos recursos hídricos, o primeiro lugar ficou com a prefeitura de Ibirarema (SP), pelo programa municipal de uso racional da água, que visa induzir à conservação, uso racional e utilização de fontes alternativas para a captação de água e seu reúso nas edificações residenciais, comerciais e industriais; seguido por projeto da Advocacia-Geral da União (AGU), que possui sistema energético solar com 840 placas e capacidade de geração de 271,4 KWp (quilowatts pico), energia que é usada para alimentar o datacenter, garantindo o funcionamento ininterrupto da estrutura de TI; em terceiro lugar, foi reconhecido a prática da prefeitura de São Bento (PB), com o projeto Rede Sustentável, que também isntalou sistemas fotovoltáicos em seis estabelecimentos, responsáveis por gerar 51.820,33 KWh por mês, além de captar e armazenar água da chuva.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (RS) venceu na categoria Inovação na Gestão Pública, com o projeto de terráreos urbanos. A ação consiste em pequenos espaços urbanos abertos, dedicados ao convídio e lazer, cuja implementação apoia-se em práticas sustentáveis. A Universidade Federal do Mato Groso do Sul (UFMS) ficou em segundo lugar, com o Desafio UFMS Sustentável, voltado para o fomento de projetos idealizados por empresas juniores reconhecidas pelo programa da universidade, visando estimular a inovação e a sustentabilidade. Em terceiro lugar, o projeto Barueri sem Papel, da prefeitura, tem o objetivo de eliminar o uso desse material, tanto em órgãos municipais quanto na relação da administração pública com os cidadãos, por meio da transformação digital.
A primeira colocada na categoria Combate à Poluição das Águas foi a Prefeitura de Sobral (CE), com a iniciativa “Soluções Baseadas na Natureza: Tratamento de águas servidas por jardins biofiltrantes”. O Programa Buriti, do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia (MG) recebeu o vertificado de segundo lugar. A iniciativa mineira foi crada para proteger e recuperar nascentes, além de fazer o plantio de árvores em matas ciliares, garantindo o abastecimento de água na região. Em terceiro lugar ficou a prefeitura de Santa Clara do Sul (RS), com o projeto Parque Linear – Uma alternativa sustentável para compatibilizar a ocupação urbana, a recuperação de APPs urbanas, o cuidado das águas e o bom convívio humano.
O Destaque da Rede A3P ficou com a Prefeitura de Coqueiral (MG) e a iniciativa Coqueiro Verde, que visa a promoção da economia de matérias primas e de energia; a conscientização do cidadão a respeito da importância da reciclagem de materiais; a geração de emprego, conscientização e melhoria na qualidade de vida das pessoas beneficiárias e envolvidas com o projeto; a redução do volume de resíduos a ser encaminhado ao aterro sanitário, entre vários outros aspectos, por meio do incentivo à população ao descarte correto de seus resíduos sólidos. No segundo lugar está a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná, que criou o Poliniza Paraná, com o objetivo de instalar colmeias de abelhas sem ferrão em diversas cidades do estado para reintroduzir polimizadores nativos em seus locais de origem. Completa a lista de premiados a Prefeitura de Cruzeiro do Sul (AC), onde é executado o Programa Operação Cidade Limpa, iniciativa que tem como base a participação comunitária.
Na categoria Gestão de Resíduos, a Casa da Moeda venceu com o Programa TRAN$FORMA – Economia circular com cédulas de dinheiro, solução que apresenta o reaproveitamento para os resíduos gerados durante o processo de fabricação de cédulas de real. O projeto transforma os resíduos, que seriam descartados, em produtos com valor agregado. O projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Caldas Novas ficou em segundo lugar com o projeto SEMMARH Recicla, cuja primeira ação oficial foi en contrar e equipar local com maquinário e capacitar pessoal. Em seguida, foram adquiridas e distribuídas lixeiras em pontos estratégicos da cidade. Por fim, em terceiro lugar, está o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), com a Campanha Eleições Sustentáveis. O TRE mineiro lançou a iniciativa para sensibilizar candidatos, partidos e coligações a encaminharem as sobras de propaganda eleitoral para associações ou cooperativas de reciclagem, com o intuito de viabilizar a destinação ambientalmente correta do material.
Ascom/MMA

Tags:capaEleiçõesmeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Sejusc lança projeto ‘Cuide-se’ de bem-estar da pessoa idosa

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Viatura Auto Bomba Florestal com capacidade para 10 mil litros de água é enviada para Novo Aripuanã

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Projeto ‘Tô na Obra’ leva estudantes para conhecer canteiro de obras do Prosamin+ na comunidade da Sharp, zona leste de Manaus

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Estudo, apoiado pelo Governo do Amazonas, analisa desenvolvimento de jovens estudantes do ensino superior

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
22 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Sefaz lança funcionalidade que permite pagamento de débitos de ICMS em uma única guia

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
22 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima entrega Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção Civil ao município de Tapauá

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
22 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?