Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Desmatamento no Amazonas tem maior queda do ano em novembro, aponta Imazon
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Estados > Desmatamento no Amazonas tem maior queda do ano em novembro, aponta Imazon
EstadosPolícia

Desmatamento no Amazonas tem maior queda do ano em novembro, aponta Imazon

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos


Há 8 minutos

Redução do desmatamento chega a 79%, segundo levantamento do Instituto divulgado nesta terça-feira (26/12)

Foto: Divulgação/SEMA

Um levantamento realizado pelo Imazon, consolidado a partir do monitoramento por satélites, apontou que, em novembro, o Amazonas registrou a maior queda na taxa de desmatamento em 2023. Os dados indicam que, para o mês, o desmate foi de 14 km², 79% a menos do que a área calculada no mesmo período de 2022, quando atingiu 66 km².

As informações são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), divulgadas nesta terça-feira (26/12). Conforme o último boletim, o acumulado de janeiro a novembro, também apresentou reduções para o Amazonas. Neste período, o desmatamento teve redução de 66%, passando de 2.542 km² em 2022 para 868 km² neste ano.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) considera, em suas análises, dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que também indicam reduções nos dois cenários: -83% na análise mensal e -65,4% no acumulado (janeiro a novembro). Entretanto, o secretário da pasta, Eduardo Taveira, reforça que reconhece a importância de estudos como os realizados pelo Imazon. 

“É um resultado expressivo para o Amazonas, consolidando o que o Inpe já tinha definido e a aplicação do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimadas (PPCDQ-AM), que está sendo implementado desde o início do ano e conta com a liderança da Casa Civil, por meio de um comitê que organiza as ações de todas as secretarias envolvidas, desde as secretarias de Segurança Pública, produção rural, Cidades e Territórios e outras”, pontuou.

Ele fala, ainda, das expectativas para 2024. “A gente espera que o planejamento para o ano que vem continue dando esse resultado positivo, ainda mais que o Estado agora está com um programa Jurisdicional de REDD+ [sigla para Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal) e toda a redução é importante para gerar novos créditos de carbono de alta integridade no futuro”, completou o secretário.

Amazônia

Quando considerados todos os estados da Amazônia Legal, novembro também registrou a maior queda na taxa de desmatamento de todo o ano. Foram 116 km² neste ano contra 590 km² em 2022, representando uma baixa de 80% na comparação entre os meses. Esse também foi o menor patamar de desmatamento alcançado em novembro desde 2017. 

Já na análise do acumulado de janeiro a novembro, o Imazon aponta uma redução de 62% do desmatamento. De 10.286 km² registrados no ano passado, a Amazônia Legal contabilizou 3.922 km² em 2023, sendo a menor derrubada para o período desde 2017.

Tags:meio ambienteSegurança Pública
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PC-AM solicita ampla divulgação nas imagens de duas pessoas que desapareceram em Manaus
Próximo artigo Sine Amazonas divulga 265 vagas de emprego para esta quarta-feira

Mais notícias desta categoria

Operação Cheia 2025: Governador Wilson Lima acompanha o envio de ajuda humanitária para municípios do Madeira

4 meses atrás

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

9 meses atrás

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

9 meses atrás

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

9 meses atrás

Polícia Civil prende homem e apreende 34 tabletes de maconha tipo skunk avaliadas em R$ 110 mil

9 meses atrás

SSP-AM registra redução em indicadores criminais na zona oeste de Manaus

9 meses atrás

“A presença da polícia traz mais segurança”, diz comerciante sobre a Operação Natal Mais Seguro

9 meses atrás

Polícia Civil divulga a imagem de mulher que desapareceu após sair de casa no bairro Flores

9 meses atrás

Em Humaitá, Polícia Civil prende homem por descumprir medida contra a ex-companheira

9 meses atrás

Em outubro, forças de segurança do Amazonas reduziram mais de 50% os crimes de roubo de aparelhos celulares em Manaus

9 meses atrás

SSP-AM realiza 22° reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Amazonas

9 meses atrás

Operação Hagnos: PC-AM indicia professor por estupro de vulnerável e aliciamento de seis alunas, em Juruá

9 meses atrás
Em Alvarães, PC-AM e GCM prendem homem por descumprir medida protetiva e ameaçar a ex-companheira
Em ações na capital, Polícia Militar do Amazonas prende cinco pessoas por envolvimento com tráfico de drogas
Operação Natal Mais Seguro: Governo do Amazonas reforça policiamento durante compras e festividades de fim de ano
Polícia Militar do Amazonas prende dupla com 350 tabletes de maconha avaliados em mais de R$ 7 milhões
Em ações na capital, Polícia Militar do Amazonas prende dois homens e apreende drogas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?