Estudo foi amparado pelo Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil, parceria entre Fapeam e CNPq

Foto: Acervo do pesquisador João Cláudio
Desenvolver um sistema de controle e monitoramento da evolução tática de jovens futebolistas foi o objetivo de uma pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O estudo foi realizado em Manaus, no âmbito do Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Integrando técnicas de visão computacional e inteligência artificial, o projeto “Desenvolvimento do talento no Futebol: Implementação de um sistema de monitoramento da evolução tática de jovens jogadores” foi coordenado pelo pesquisador João Cláudio Braga Pereira Machado, doutor em Educação Física e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Futebol (NEPFut), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
A pesquisa foi realizada em colaboração com Edjard de Souza Mota, professor do Instituto de Computação (IComp) da Ufam, e propôs a criação de um sistema que pode beneficiar treinadores, membros de comissões técnicas, preparadores físicos e cientistas do esporte.
João Cláudio explica que no processo de desenvolvimento a longo prazo de jogadores de futebol, torna-se importante utilizar instrumentos de avaliação que permitam acompanhar a evolução tática dos atletas. Com as informações obtidas, por meio do sistema desenvolvido no projeto, os treinadores podem planejar e ajustar suas sessões de treinamento, de modo a potencializar a formação dos jogadores.

Foto: Acervo do pesquisador João Cláudio
“Conseguimos superar desafios técnicos importantes e consolidar uma solução inovadora que permite não apenas a detecção e rastreamento de jogadores e da bola, mas também a análise automatizada de métricas táticas fundamentais, como área, largura, comprimento da equipe, posse de bola e ações com bola”, disse o pesquisador.
Metodologia
O sistema é executado em diferentes etapas. A primeira diz respeito a validação de métricas aplicadas em campo. A segunda fase trata-se da avaliação do comportamento e desempenho tático dos jogadores e equipes, utilizando informações sobre o posicionamento dos jogadores durante a partida de futebol. Foram avaliados vídeos dos jogos em campo, que passaram por um pré-processamento e detecção de dados por meio de técnicas de visão computacional e inteligência artificial.
O pesquisador afirma que o sistema criado no projeto é flexível, podendo atender às necessidades de jogadores em diferentes estágios de formação.
“Na base, será possível identificar necessidades individuais para aprimorar ao longo de sessões de treino, bem como identificar como os jogadores estão respondendo ao treino. No futebol profissional, será possível customizar análises de acordo com ideias de jogo do treinador, fornecendo ao clube relatórios específicos e detalhados”, relatou.
Apoio da Fapeam
O coordenador define o apoio da Fapeam como fundamental para o alcance dos objetivos do projeto, com a aquisição de equipamentos para coleta e análise de dados e colaboração com profissionais capacitados.
“Com a bolsa de pós-doutorado, foi possível ter na equipe do projeto um profissional com expertise em inteligência artificial e visão computacional, que propôs o desenvolvimento dos modelos elaborados e testados neste projeto”, concluiu.
Chamada FAP/CNPq
O Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil, uma parceria da Fapeam com o CNPq, apoia projetos de pesquisa que contribuam, significativamente, para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do país, por meio da concessão de bolsas e auxílio à pesquisa para jovens doutores em todas as áreas do conhecimento.
O post Desenvolvimento de atletas no futebol é avaliado em pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.