Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Descaso com lei da transparência rende ação de improbidade administrativa do MPAM ao prefeito de Anamã
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Descaso com lei da transparência rende ação de improbidade administrativa do MPAM ao prefeito de Anamã
AmazonasGestão EstadualMeio Ambiente

Descaso com lei da transparência rende ação de improbidade administrativa do MPAM ao prefeito de Anamã

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Criado: Segunda, 05 Agosto 2024 17:53

No documento, constam ofícios do Ministério Público endereçados à gestão desde agosto de 2021 a respeito do tema, mas sem correção integral de todas as irregularidades mencionadas

Em respeito à Lei de responsabilidade fiscal, o prefeito de Anamã tornou-se alvo de uma ação de improbidade administrativa do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por intermédio da promotoria local, em razão do descaso com a portal da transparência municipal, que não conta com informações atualizadas. Decorrente de um inquérito civil, a ação, assinada pela promotora de justiça Karla Cristina da Silva Reis, reúne ofícios do Ministério Público endereçados à gestão desde agosto de 2021 a respeito do tema, mas sem correção integral de todas as irregularidades mencionadas.

De acordo com a ação do MPAM, que poderá render sanções a Francisco Nunes Bastos, prefeito de Anamã, é determinada a instalação e atualização do portal da transparência do município. Em consulta ao site e ao Diário Oficial Eletrônico dos Municípios do Amazonas, constatou-se a ausência de várias informações imprescindíveis a respeito de Anamã, a fim de cumprir os princípios constitucionais da legalidade e da publicidade.

Entre os anexos da ação, uma busca rápida no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios do Amazonas mostra que não há registros de extratos dos contratos, ajustes e convênios realizados pelo município entre 1º de dezembro de 2021 e 9 de janeiro de 2022. Em outro período ainda maior, compreendido entre 1º de setembro de 2023 e 19 de julho de 2024, inexistem informações a respeito de homologação de licitação ou transparência dos servidores.

No portal da transparência do Município de Anamã, o campo referente a licitações e contratos compartilha uma extensa publicação de atos realizados no intervalo de 2021 a 2024, enquanto a informação “folha de pagamento de servidores” só retorna resultados até o mês de março deste ano. Na plataforma, não constam informações relacionadas a convênios municipais e federais realizados pelo ente municipal.

“Verificando rapidamente pelo site, é visível que essas informações não são alimentadas com regularidade. Considerando o prazo de 2021 até então, em que o prefeito continua reiterando na ilegalidade, decidimos pelo ajuizamento da ação de obrigação de fazer, bem como pelo ajuizamento da ação de improbidade administrativa para encerramento da investigação”, afirmou a promotora de justiça Karla Cristina da Silva Reis.

Segundo ela, o inquérito civil estava tramitando desde o ano de 2021 e surgiu de uma provocação do TCE-AM, tendo em vista a aplicação de multa contra o prefeito, pela reiteração no ilícito de não fornecer as informações legais obrigatórias, por ocasião da Lei de responsabilidade fiscal e da Lei de acesso à informação. “Por essa razão, depois de receber as informações, o Ministério Público diligenciou em várias oportunidades, encaminhando requisições para que o prefeito demonstrasse que não estava mais incorrendo na ilegalidade e, consequentemente, na improbidade, mas não obteve êxito nas comprovações”, complementou.

Com dolo comprovado da parte do gestor — isto é, o não cumprimento das obrigações com a transparência foi intencional —, a ação de improbidade administrativa do Ministério Público solicita a citação do réu para contestação, sob pena de revelia, no prazo máximo de 30 dias; a notificação do município para integrar a relação processual; e a procedência total dos pedidos, com a consequente condenação do réu por improbidade administrativa. Ainda com relação ao levantamento de provas, será expedido ofício ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) solicitando certidões, caso haja, que constem possíveis condenações sofridas pelo réu.

Texto: Lennon CostaFoto: Divulgação/Prefeitura de Anamã

   

Tags:AnamãEstado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Aleam: deputados estaduais destacam visitas ao interior do Estado para verificar aplicação de emendas e ouvir demandas da população
Próximo artigo Malária: FVS-RCP reforça importância do uso de mosquiteiros impregnados com inseticida na prevenção à doença

Mais notícias desta categoria

Trupe da Mostra Teatro Company: 4ª edição em Manaus

5 horas atrás

Polícia Militar do Amazonas apreende drogas em Santa Isabel

17 horas atrás

Samu capacita servidores da educação em primeiros socorros

24 horas atrás

UEA inicia projeto de cibersegurança com IA

1 dia atrás

Governador Wilson Lima: Iluminação Pública em Canutama

2 dias atrás

Raízes do Investimento: Valorização do PIM no Amazonas

2 dias atrás

Carnaval na Floresta: seminário do Governo do Amazonas

2 dias atrás

Gincana de Robótica: Apoio do Governo do Amazonas

2 dias atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Recorde de Público em Manaus

3 dias atrás

Levantamento de Aedes aegypti em Manaus começa hoje

3 dias atrás

Inscrições para a 2ª Feira de Negócios e Inovação

3 dias atrás

Programa RespirAR: Fisioterapia para Saúde e Reabilitação

3 dias atrás
Governo do Amazonas mantém serviços essenciais no feriado
#SouManaus: Prefeito David Almeida e entrega de kits
Análise da água: nova ferramenta para detectar metais pesados
Pró-Saeb: 36 mil alunos participam do simulado
Mudas de cacau: Idam distribui 9,6 mil em Lábrea
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?