Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Deputados repercutem na Aleam prisão de vigilante acusado assassinato de grávida
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Deputados repercutem na Aleam prisão de vigilante acusado assassinato de grávida
ALEAMPolítica

Deputados repercutem na Aleam prisão de vigilante acusado assassinato de grávida

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A prisão do vigilante Gil Romero Machado Batista, acusado assassinar a jovem Débora da Silva Alves, que estava grávida dele no oitavo mês de gestação, foi repercutida pelos deputados estaduais na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aeam), desta quarta-feira (9).
O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB) parabenizou o trabalho da Procuradoria da Mulher da Casa, presidida pela deputada Alessandra Campêlo (Podemos), no engajamento em busca do vigilante. “Com a Procuradoria, a gente vê o resultado lá na ponta,  que é o que a gente realmente espera quando implanta um espaço como a Procuradoria da Mulher”, elogiou.
A Procuradoria da Mulher da Aleam, deputada Alessandra Campêlo avaliou que a prisão do vigilante é o início da justiça pela vida de Débora. “Agora sim, começa a fazer justiça pela vida de Débora. Ontem à noite a polícia Civil do Amazonas, em parceria com a polícia Civil do Pará, na cidade de Curuá, prendeu o assassino da Débora, que foi vítima do crime que talvez tenha sido um dos mais cruéis na nossa cidade”, enfatizou.
A parlamentar também agradeceu as Polícias Civil do Pará e do Amazonas e disse que isso mostra ser tão necessária e urgente a convocação dos concursados para reforçar este trabalho, em especial o combate à criminalidade contra as mulheres.
Em seu pronunciamento, a deputada Joana Darc (UB) também comentou o caso. Ela parabenizou o empenho da Procuradoria da Mulher da Aleam e das Polícias envolvidas.
“Quero parabenizar o empenho da Procuradoria da Mulher desta Casa e das Polícias envolvidas pelo empenho neste caso, onde o Gil finalmente foi preso. É importante que o crime tenha uma punição exemplar. É um crime brutal matar uma mulher, mas assaninar uma mulher grávida e sumir com o bebê é mais cruel ainda”, frisou.
Ao comentar o caso, o deputado Mário César Filho (UB) defendeu penas mais duras para crimes desse tipo. “O caso da Débora não é o primeiro e, infelizmente, não será o último. Nesta semana comemoramos a Lei Maria da Penha com a qual avançamos muito, mas na prática não é eficiente porque as mulheres vítimas de violência não podem ter uma viatura na porta de sua casa 24 horas e acabam morrendo com medida protetiva nas mãos. Temos de nos indignar, mas que esta indignação não pare nas palavras, mas no endurecimento para crimes brutais”, enfatizou.

O deputado Sinésio Campos (PT) lamentou o feminicídio, relembrando os avanços no combate à violência contra a mulher durante os governos do Partido dos Trabalhadores. “É importante lembrar que a Lei Maria da Penha foi sancionada pelo presidente Lula e como desdobramentos dela existem Delegacias da Mulher para fazer valer a Maria da Penha. Agora a nossa luta é pela implantação de Delegacias da Mulher nos municípios do estado. Já a lei do feminicídio, tipificando crimes de homicídio contra as mulheres, foi sancionada pela presidenta Dilma Roussef também em uma das gestões do PT . Isso só mostra que o nosso Governo trata de gente”, enalteceu.

Outros assuntos
O deputado estadual Cabo Maciel (PL) parabenizou o Centro de Mídias de educação do Amazonas (Cemeam), da Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar, que foi um dos vencedores da primeira edição do “Prêmio YouTube educação Digital”, na categoria “Parceiro da educação Digital – Instituições Públicas”.
No seu discurso, o deputado Wilker Barreto (Cidadania) pediu providências à Secretaria de Segurança para coibir a ação de piratas nos rios da região de Coari (a 363 quilômetros de Manaus) onde as embarcações sofrem com os roubos mesmo próximas de unidades de segurança como a Base Arpão.
O Projeto de Lei de sua autoria instituindo o passe livre estudantil intermunicipal para jovens estudantes foi o tema do discurso da deputada Dra. Mayara (Republicanos). Ela destacou que o objetivo é facilitar o acesso à educação técnica e superior dos estudantes das cidades do interior. A parlamentar pediu o apoio dos demais deputados na aprovação da matéria.

Tags:ALEAMAssembleia Legislativa do Estado do Amazonas. LegislativoCoariCriminalidadeManausmanchetePolíciaPolícia CivilPrisãoViolênciaWilker
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Assembleia Legislativa recebe Projetos de Lei para aumentar segurança em casas noturnas
Próximo artigo Suframa destaca indicadores da gestão de inovação na Amazônia em sessão na CMM

Mais notícias desta categoria

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

8 meses atrás

Seguridade especial – Nova lei para cooperados rurais

8 meses atrás

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

8 meses atrás

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

8 meses atrás

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

8 meses atrás

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

8 meses atrás

Câmara aprova pacote de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher

8 meses atrás

Combate à violência escolar é tema de aprovações na Câmara em 2024

8 meses atrás

Seguro obrigatório para veículos volta com aprovação na Câmara em 2024

8 meses atrás

Aprovado pela Câmara, novo ensino médio aumenta carga horária da formação de estudantes

8 meses atrás

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

9 meses atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

9 meses atrás
Deputado João Luiz propõe que Aleam atualize a legislação sobre a proibição de celulares em salas de aula no Amazonas
Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente da Aleam realiza palestras em municípios do interior do Amazonas
Dra. Mayara destaca ação no Dia Mundial do Diabetes
Adjuto Afonso denuncia mais uma vez má gestão de empresa que administra hospital de Lábrea e cobra mudanças
Adjuto Afonso cobra regulamentação de Lei para navegação e critica entraves ao setor fluvial no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?