Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Deputados propõem leis que beneficiam conselheiros tutelares e pacientes com diagnóstico de endometriose
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Deputados propõem leis que beneficiam conselheiros tutelares e pacientes com diagnóstico de endometriose
ALEAMGestão Estadual

Deputados propõem leis que beneficiam conselheiros tutelares e pacientes com diagnóstico de endometriose

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Garantir que as crianças e adolescentes tenham os direitos respeitados é a principal missão dos conselheiros tutelares, considerados essenciais à proteção da infância e adolescência no Brasil. Por sempre estarem em contato com as pessoas das comunidades, o deputado Dr. Gomes (Podemos) apresentou o Projeto de Lei (PL) nº 162/2024, criando a Carteira Funcional Digital dos Conselheiros Tutelares. O projeto iniciou a tramitação, nesta terça-feira (19/3), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

A carteira funcional deverá ser expedida pela Secretaria de assistência social (SEAS), aceita em todo o Estado e, para todos os fins legais, servirá como meio de identificação dos conselheiros tutelares.

“Os conselheiros são responsáveis, por exemplo, por receber denúncias de situações de violência, como negligência, maus-tratos e exploração sexual, sendo fundamental para a identificação dos mesmos”, explica Dr. Gomes.

O deputado também é autor do PL nº 161/2024, que dispõe sobre treinamento dos profissionais de restaurantes, bares, lanchonetes e estabelecimentos congêneres, sobre a técnica conhecida como “Manobra de Heimlich”. O PL consta na pauta ordinária de tramitação, desta terça-feira.

A Manobra de Heimlich (tração abdominal) é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos. Se necessário, PODE-se utilizar também compressões torácicas e percussão nas costas.

“É importante que os profissionais dos restaurantes, bares e lanchonetes tenham treinamento adequado para socorrerem pessoas que estejam nos locais e que necessitem da ajuda”, aponta o deputado.

Endometriose

Outro projeto em tramitação na Casa Legislativa é o PL nº 164/2024, de autoria do deputado Rozenha (PMB), propondo a criação do Selo Amarelo da Luta contra a Endometriose.

O selo deverá ser outorgado à pessoa jurídica pública ou privada que oferecer, voluntariamente, até três dias de licença endometriose por mês, com remuneração integral, a todas as funcionárias diagnosticadas com endometriose profunda.

O deputado destaca, no entanto, que o benefício da licença endometriose não substitui o direito trabalhista de afastamento da atividade previsto no art.60 da Lei Federal nº 8.213, de 24 de julho de 1991.

“Acreditamos que o acolhimento, especialmente por parte das empresas, também é peça fundamental para que funcionárias que enfrentam o transtorno consigam exercer o seu máximo desempenho na vida profissional”, aponta Rozenha.

A endometriose profunda é uma modalidade mais grave e agressiva da doença, impactando diretamente na qualidade de vida e no bem-estar da mulher, oferecendo, inclusive, maior risco de infertilidade. A doença causa fortes dores pélvicas e cólicas menstruais mais intensas, além de atingir as funções urinárias e intestinais.

  

Tags:ALEAMDenúnciasViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Deputado Mário César Filho prorroga Feirão Limpa Nome na Assembleia Legislativa do Amazonas
Próximo artigo TRT-11 reinaugura sede da Vara do Trabalho de Tefé após reforma

Mais notícias desta categoria

Vistoria garante novas vagas de carga e descarga

15 horas atrás

Prefeitura avança na regularização fundiária em Manaus

16 horas atrás

Cigás testa protocolos de segurança em simulado de emergência

18 horas atrás

Inscrições para o 8º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia

19 horas atrás

Prefeitura remove 7,5 toneladas de cabos obsoletos

2 dias atrás

Vice-prefeito Renato Junior reinaugura escola municipal

4 dias atrás

ilhática amazônica – Arte e Isolamento Criativo

4 dias atrás

Água Boa: Wilson Lima transforma Benjamin Constant

4 dias atrás

Grupamento de Combate a Incêndio em Atalaia do Norte

4 dias atrás

Cooperação Técnica – Seminário em Amazonas e Acre

4 dias atrás

Amazonastur brilha na WTM Londres com parcerias

5 dias atrás

Cuia de Sabores: Transformando a Alimentação Infantil

5 dias atrás
Transporte escolar irregular – Segurança em Manaus
Aulão na Rede: Enem 2025 prepara mais de 2 mil alunos
Microrregião de Saneamento Básico: Avanços e Iniciativas
Ecobarreiras – David Almeida na COP 30
Hospital Público Veterinário do Amazonas: Serviços Incríveis
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?