Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Deputados federais vêm à Manaus conhecer o sistema tributário da ZFM
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Deputados federais vêm à Manaus conhecer o sistema tributário da ZFM
ALEAMPolítica

Deputados federais vêm à Manaus conhecer o sistema tributário da ZFM

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) receberá o Grupo de trabalho da Câmara Federal sobre o sistema tributário Nacional, nesta sexta-feira, dia 14, no auditório Deputado Belarmino Lins, a partir das 10h, para debater as mudanças inseridas na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 45 de 2019, a chamada PEC da reforma tributária, que atingem a Zona Franca de Manaus.
A PEC 45 de 2019, também conhecida como reforma tributária, tem gerado grande debate e expectativa entre empresários, economistas e políticos. Proposta pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP), a PEC visa simplificar o sistema tributário brasileiro, unificando impostos e diminuindo a burocracia e na última terça-feira (10) foi despachada à Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania (CCRJC).
Para o presidente da Aleam, Roberto Cidade (UNIÃO Brasil), a vinda da comitiva a Manaus demonstra interesse em compreender as particularidades da região e boa vontade em manter o diálogo sobre os pontos que causam divergências.
“O mais importante é manter o diálogo aberto, buscar a construção de caminhos que nos levem a um entendimento. A reforma tributária é importante, não há dúvidas, mas não se PODE nivelar por baixo a importância da Zona Franca de Manaus para nós, para a Região Norte. Essa troca de informações é importante e estamos aqui fazer os esclarecimentos necessários”, afirmou o parlamentar.

Programação
A programação do Grupo de trabalho iniciará as atividades a partir das 8 horas visitando empresas do Distrito Industrial e depois participará de um Seminário. Os convidados para a mesa redonda serão Flávio Antony Filho, Secretário de Estado Chefe da Casa Civil, Alex Del Giglio, Secretário de Estado da Fazenda, Pauderney Avelino, Secretário de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, deputado estadual Roberto Cidade, Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, vereador Caio André, presidente da Câmara de Vereadores de Manaus, David  Almeida, prefeito de Manaus, Antônio Silva, representante da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Lúcio Flávio de Oliveira, representante do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam).
O secretário de Fazenda do Amazonas, Alex Del Giglio, afirmou que espera ser um encontro bastante produtivo. “Pretendemos demonstrar aos membros do GT e aos demais participantes, a importância da ZFM como modelo de desenvolvimento econômico regional, que possibilitou uma maior ocupação da região, gerando emprego e renda, mas com a preservação de 97% da floresta em pé, que por sua vez também é um grande ativo econômico”, comentou.

PEC 45
A proposta prevê a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituiria cinco tributos federais (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) e seria de competência de estados e municípios. Além disso, haveria a criação de um imposto seletivo sobre bens e serviços específicos, como tabaco, bebidas alcoólicas e energia elétrica.
A PEC também busca diminuir as disparidades regionais, estabelecendo uma transição gradual para que os estados mais pobres não sejam prejudicados. Segundo o texto, o IBS seria implantado em dois anos em estados e municípios mais desenvolvidos, enquanto os mais pobres teriam um prazo maior, de até oito anos, para se adaptar.
No entanto, especialistas alertam que a implementação da PEC PODE não ser tão simples quanto parece. O texto precisa ser aprovado tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, além de ser sancionado pelo presidente da República. Além disso, é necessário garantir que a transição para o NOVO sistema seja feita de forma justa e equilibrada.

Tags:ALEAMAssembleia Legislativa do Estado do Amazonas. LegislativoEstado do AmazonasManausmanchete
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Programa Justiça Itinerante atendeu 335 pessoas em ação levada a Itapiranga e Silves
Próximo artigo Aleam finaliza preparativos para o 3º Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas

Mais notícias desta categoria

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

8 meses atrás

Seguridade especial – Nova lei para cooperados rurais

8 meses atrás

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

8 meses atrás

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

8 meses atrás

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

8 meses atrás

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

8 meses atrás

Câmara aprova pacote de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher

8 meses atrás

Combate à violência escolar é tema de aprovações na Câmara em 2024

8 meses atrás

Seguro obrigatório para veículos volta com aprovação na Câmara em 2024

8 meses atrás

Aprovado pela Câmara, novo ensino médio aumenta carga horária da formação de estudantes

8 meses atrás

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

9 meses atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

9 meses atrás
Deputado João Luiz propõe que Aleam atualize a legislação sobre a proibição de celulares em salas de aula no Amazonas
Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente da Aleam realiza palestras em municípios do interior do Amazonas
Dra. Mayara destaca ação no Dia Mundial do Diabetes
Adjuto Afonso denuncia mais uma vez má gestão de empresa que administra hospital de Lábrea e cobra mudanças
Adjuto Afonso cobra regulamentação de Lei para navegação e critica entraves ao setor fluvial no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?