A Sessão Ordinária desta quarta-feira (12) marcou o encerramento das atividades em plenário deste primeiro semestre de 2023 e os deputados fizeram um balanço de suas atuações nestes primeiros meses da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O recesso parlamentar vai até o dia 31 de julho, e dia 1º de agosto retornam as reuniões ordinárias.
Os deputados Dan Câmara (PSC) e Thiago Abrahim (União Brasil), estreantes no Parlamento Estadual, destacaram sobre o intenso aprendizado durante os meses de atuação parlamentar. “Quero continuar representando o povo amazonense, legislando e focando sempre no interesse público”, disse Câmara.
Presidente da Comissão de Segurança da Aleam, Dan Câmara fez um balanço sobre as Audiências Públicas realizadas pela Comissão e diversos municípios para ouvir propostas sobre possíveis melhorias e contribuição para política pública na área. O deputado também falou sobre seu empenho em cobrar o Executivo Estadual sobre o pagamento da data-base dos policiais militares.
O deputado Thiago Abrahim lembrou que apenas neste semestre apresentou 20 Projetos de Lei (PLs) e que o recesso parlamentar é apenas para as atividades no Plenário Ruy Araújo. “Durante o recesso, continuarei visitando municípios amazonenses, para estar cada vez mais próximo da população, vendo as demandas e trabalhando por políticas públicas de interiorização”, declarou.
O deputado Sinésio Campos (PT) avaliou como “extremamente positivo” o primeiro semestre de 2023. Campos falou que, neste período, apresentou 17 PLs e 203 requerimentos. O parlamentar lembrou de temas defendidos por ele, como os questionamentos à decisão da empresa Amazonas Energia em instalar medidores de energia aéreos, o que, segundo deputado, fere o direito do consumidor de acompanhar seu consumo de energia elétrica. As defesas dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) foi outro tema apontado pelo deputado. “Vamos continuar trabalhando”, afirmou Campos.
A defesa dos direitos das pessoas com deficiência (PCDs) foi citada pelo deputado Mário César Filho (União Brasil), lembrando sua dedicação na garantia e ampliação dos direitos, por exemplo, das pessoas surdas e com Transtorno do Espectro Autista (TEA).