A Sessão Plenária desta quarta-feira (29), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), foi marcada pelo debate dos deputados estaduais sobre a questão da regularização fundiária no Sul do estado. O deputado estadual Cabo Maciel (PL) anunciou que os prefeitos do sul do Amazonas reunirão com o superintendente-substituto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis do Amazonas (Ibama), Joel Bentes Araújo Filho, para discutir os meios de legalização das terras na região.
“É preciso que a União e o Estado possam sentar e discutir a situação, pois são terras produtivas, aqueles produtores produzem e alimentam o Amazonas”, afirmou.
Maciel aproveitou para antecipar que encaminhará as demandas sobre a situação à Bancada Federal no Congresso Nacional e também ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), para que possam unir esforços na busca de soluções para o problema.
O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil), em seu pronunciamento, se solidarizou com os produtores rurais. “Sabemos da dificuldade que esses produtores passam, e eles têm meu total apoio e vamos brigar para que essas pessoas, que aquecem a economia do estado, que contribuem com uma grande arrecadação de impostos, tenham seus problemas resolvidos”, afirmou.
Em aparte, o deputado Adjuto Afonso (União Brasil), disse que a situação é a mesma em Boca do Acre (distante 1.036 km de Manaus), e que é preciso haver uma política de regularização fundiária. “A gente precisa ir a essa reunião com os prefeitos e o Ibama. É necessário dar segurança aos pequenos produtores e pecuaristas.
Panamericano
O deputado João Luís (Republicanos) parabenizou o atleta amazonense Stefano Cardoso, de 16 anos, que conquistou duas medalhas de ouro no Panamericano de jiu-jitsu nos Estados Unidos e anunciou que a Aleam irá entregar um diploma de Honra ao Mérito.
“Um lutador que outrora não tinha apoio nenhum e hoje encontra o apoio na Fundação Amazonense de Alto Rendimento. Esse atleta faz parte do Bolsa Esporte, levando o nome do nosso estado, a bandeira do nosso Amazonas nos quatro cantos do mundo”, afirmou.