Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Deputados e especialistas defendem “asfixia financeira” no combate ao crime organizado
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Deputados e especialistas defendem “asfixia financeira” no combate ao crime organizado
Nacional

Deputados e especialistas defendem “asfixia financeira” no combate ao crime organizado

3 semanas atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

02/09/2025 – 12:27  

Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Debate foi promovido pela Comissão de Segurança Pública

Especialistas em segurança pública e parlamentares afirmaram nesta terça-feira (2), em audiência pública na Câmara dos Deputados, que o combate a organizações como o PCC e o Comando Vermelho, passa pela criação de novos mecanismos legais para atacar o patrimônio do crime organizado, incluindo as empresas criadas para “lavar” dinheiro.

O assunto foi discutido pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, onde tramita o Projeto de Lei 2646/25, do deputado Julio Lopes (PP-RJ) e outros. O texto prevê uma série de medidas para enfrentar as organizações criminosas e suas ramificações econômicas.

Especialista em segurança pública, o cientista político João Henrique Martins afirmou que a Operação Carbono Oculto, da polícia Federal, que mirou a infiltração do PCC no setor de combustíveis, evidenciou que a criminalidade no Brasil tem uma característica empresarial, e que as leis atuais não conseguem lidar com isso. A operação foi deflagrada na semana passada.

“Parte do mercado legal está sendo dominado por um tipo de empresa que são as empresas do crime”, disse. Martins afirmou também que o baixo custo do crime no Brasil, com penas reduzidas e regimes de progressão de pena, estimula as organizações criminosas.

Nova forma
O representante do Instituto Livre Mercado (ILM), Rafael Erthal, defendeu uma nova forma de combate ao crime organizado, diferente da que vem sendo feita. Segundo ele, não adianta mais ir atrás das lideranças das organizações. “O importante é constranger, é asfixiar a criminalidade organizada principalmente por meios financeiros”, disse Erthal.

Ele elogiou alguns pontos do PL 2646/25, principalmente o que permite o sequestro de bens de envolvidos com o crime organizado assim que recebida a denúncia pela justiça, “e não mais, de forma burocrática, ao longo do processo, quando os bens já se esvaíram”.

Foco no lucro
A audiência pública foi pedida pelo presidente da Comissão de Segurança, deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), também relator do PL no colegiado. O parlamentar já apresentou o parecer favorável à proposta, sem mudanças.

Segundo Bilynskyj, as facções atuam como verdadeiras empresas, com foco em lucro e expansão. Ele também concordou que prender líderes ou os integrantes já não basta. “Se houvesse uma megaoperação e prendessem 50 mil criminosos no Rio, o crime não acabaria. Porque a estrutura financeira seguiria intacta, e rapidamente haveria reposição”, afirmou.

Também presente ao debate, o deputado Ricardo Barros (PP-PR) afirmou que os líderes partidários já vêm colhendo assinaturas de parlamentares para pedir a urgência para votar a proposta. O pedido agiliza a tramitação na Câmara, permitindo que o texto seja levado diretamente ao Plenário.

Outros deputados também defenderam a aprovação do projeto, como Sargento Fahur (PSD-PR), Sargento Gonçalves (PL-RN) e Coronel Meira (PL-PE).

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Rachel Librelon

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova retirada em até 24h de conteúdos que promovam desafios perigosos a crianças e adolescentes
Próximo artigo Comissão aprova projeto que prevê financiamento da produção sustentável de alimentos e rações

Mais notícias desta categoria

Cezinha de Madureira é eleito presidente da comissão sobre o Plano Brasil Soberano

2 horas atrás

Azul e Gol negam processo de fusão em audiência na Câmara

2 horas atrás

Comissão da medida provisória sobre licença ambiental especial já tem presidente e relator

3 horas atrás

Comissão aprova possibilidade de o consumidor escolher fornecedor de energia elétrica

3 horas atrás

Funasa lança Casa do Saneamento para reforçar debate na COP30, em Belém

4 horas atrás

Grupo recebe sugestões para minimizar impacto de ambiente digital sobre crianças

4 horas atrás

Testemunhas de defesa negam relação entre falas do deputado Gilvan da Federal e ministra Gleisi Hoffmann

5 horas atrás

Gleisi admite retirar urgência de projeto sobre licenciamento ambiental

5 horas atrás

Câmara aprova acordo de cooperação penal entre Brasil e Austrália; votações de hoje são encerradas

5 horas atrás

Motta marca votação do projeto do Imposto de Renda; relator diz que clima é de contribuição

6 horas atrás

Conselho de Ética abre processo movido pelo PT contra Eduardo Bolsonaro

6 horas atrás

Comissão aprova projeto que proíbe isenção de ICMS no transporte de animais vivos

7 horas atrás
Lei reconhece Maués, no Amazonas, como Capital Nacional do Guaraná
Nova lei reconhece Soledade (RS) como Capital Nacional das Pedras Preciosas
Comissão debate impactos do envelhecimento no corpo e na mente
Comissão externa debate retomada de obras paralisadas do Ministério da Saúde
Relator defende proposta que garante mais recursos para saúde e educação; ouça a entrevista
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?