Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Deputados defendem políticas de proteção no Dia Internacional da Pessoa Idosa
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Deputados defendem políticas de proteção no Dia Internacional da Pessoa Idosa
Nacional

Deputados defendem políticas de proteção no Dia Internacional da Pessoa Idosa

5 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

29/09/2025 – 18:36  

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Homenagem ao Dia Internacional da Pessoa Idosa

Em sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados pelo Dia Internacional da Pessoa Idosa, o deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF) afirmou que o envelhecimento acelerado da população brasileira é motivo de celebração e também de preocupação.

Ele destacou que o Brasil tem hoje 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, cerca de 14% da população. Segundo o deputado, em cinco anos o país deve se tornar o quinto do mundo em número absoluto de pessoas idosas.

“Esse dado é um verdadeiro paradoxo. Por um lado, revela o aumento da expectativa de vida, resultado dos avanços da medicina, das vacinas e de conquistas sociais. Por outro, é um grande desafio. Precisamos de políticas sólidas e permanentes para que essa longevidade venha acompanhada de qualidade de vida, dignidade e respeito”, disse Ribeiro.

Estatuto
O parlamentar lembrou que o Dia Internacional da Pessoa Idosa foi criado em 1990 pela Assembleia Geral das Nações Unidas e é celebrado em 1º de outubro. No Brasil, a data também é reconhecida como Dia Nacional da Pessoa Idosa, instituído junto com o Estatuto da Pessoa Idosa, em 2003.

Julio Cesar Ribeiro ressaltou que o Brasil avançou nos últimos anos na proteção desse grupo, com destaque para o Estatuto da Pessoa Idosa. No entanto, ele alertou que cerca de 30% das pessoas idosas já sofreram violência, seja física, psicológica, financeira ou abandono.

“Muitos idosos enfrentam barreiras no transporte, no acesso à saúde, no mercado de trabalho e até mesmo na convivência familiar e comunitária. Cabe a nós, como legisladores, transformar homenagens como essa em medidas concretas que impactem a vida de milhões de brasileiros e brasileiras”, acrescentou.

O deputado Lincoln Portela (PL-MG) afirmou que a data simboliza a luta pelo reconhecimento dos direitos das pessoas idosas e reforça a necessidade de reflexão sobre o processo de envelhecimento no país. Ele também pediu a realização da homenagem.

Portela citou ainda dados globais sobre expectativa de vida. Ele lembrou que, em 1950, a média era de 46 anos; em 2010, já chegava a 68 anos. A estimativa é que, até 2050, a população idosa ultrapasse 1,5 bilhão de pessoas no mundo.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Geórgia Moraes

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeito David Almeida reinaugura maior Cras de Manaus
Próximo artigo Comissão aprova protocolo para tratamento de vício em tecnologia pelo SUS

Mais notícias desta categoria

Projeto dobra prazo para cobrança de dívidas de R$ 500 mil ou mais

7 horas atrás

Projeto prevê prazo mínimo para divulgação de relatório antes de sessão virtual de julgamento

1 dia atrás

Comissão especial debate papel dos biocombustíveis na transição energética

2 dias atrás

Conselho de Ética ouve deputado Marcos Pollon e testemunha de defesa

2 dias atrás

Projeto cria regras para combater e prevenir a obesidade, com foco em criança e adolescente

2 dias atrás

Projeto cria cadastro nacional de empresas reincidentes em reclamações

2 dias atrás

Projeto de gestão compartilhada de transporte urbano de passageiros pode ser analisada pelo Plenário da Câmara

2 dias atrás

Projeto estabelece horário para cumprimento de mandados de busca e apreensão

2 dias atrás

Deputado defende proibição de armas para pessoas sob medida protetiva; veja a entrevista

2 dias atrás

Comissão debate inclusão de hidrovias da Amazônia no Programa Nacional de Desestatização

2 dias atrás

Deputado defende que governo aproveite bens de alto valor apreendidos do garimpo ilegal; assista

2 dias atrás

Projeto aumenta punição para motorista que coloca em risco a segurança das pessoas

2 dias atrás
Comitê Interinstitucional contra o Feminicídio analisa sugestões para plano de ação
Blogs usam imagem de Paula Litaiff na COP-30 ao lado de investigada, e jornalista fala em tentativa de intimidação
Proposta aumenta penas para furto, roubo e receptação de arma de fogo
Projeto permite rescindir sentença baseada em lei inexistente
Projeto cria política de assistência jurídica obrigatória para vítimas vulneráveis
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?