Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Deputados da Assembleia Legislativa ouvem superintendente do DNIT-AM sobre situação da BR-319
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Deputados da Assembleia Legislativa ouvem superintendente do DNIT-AM sobre situação da BR-319
ALEAMGestão Estadual

Deputados da Assembleia Legislativa ouvem superintendente do DNIT-AM sobre situação da BR-319

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A situação e as obras necessárias para reconstrução da rodovia BR-319 foram tratadas durante a Sessão Ordinária, desta terça-feira (12/3), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Em Cessão de Tempo, solicitada pelo deputado Sinésio Campos (PT), o superintendente do Departamento Nacional de infraestrutura de Transportes no Amazonas (DNIT-AM), Orlando Fanaia Machado, apresentou aos parlamentares a situação das obras que estão sendo feitas e os planos de ação do órgão para a estrada.

A BR-319 liga o Amazonas até a cidade de Porto Velho (RO), e tem seu percurso dividido em áreas, sendo o chamado “Trecho do Meio”, que corresponde do Km 250 ao Km 665,7, o mais problemático em relação a trafegabilidade.

“A jurisdição do Amazonas vai até o Km 740, que é a primeira divisa com o Estado de Rondônia”, apontou o superintendente.

Em sua explanação, o representante falou sobre a situação das pontes de concreto, dos projetos em andamento para o trecho do meio e os investimentos do DNIT-AM na manutenção e pavimentação da rodovia.

Em relação às obras das pontes dos rios Curuçá e Autaz Mirim, que colapsaram em 2022, Machado apresentou imagens das obras e relatou os desafios de realizar tais trabalhos na Amazônia. A previsão de entrega da primeira ponte é em outubro de 2024.

“Tivemos atrasos, devido a diversos fatores, incluindo o inverno amazônico, mas estamos trabalhando para cumprir essa data limite para que possamos devolver essas estruturas para a população”, declarou o superintendente, que disse aproveitar a oportunidade para responder os questionamentos da razão por não construir, emergencialmente, pontes de madeira nos locais que colapsaram.

Segundo Machado, o alto custo, tempo de execução e processos para obtenção de madeira certificada e impactos para a navegação no rio foram determinantes para escolha pelo uso de balsas para permitir a travessia de automóveis até a finalização das pontes de concreto. Em relação à pavimentação, o planejamento atual é de recuperar o trecho chamado Lote C, que compreende do Km 198,2 ao Km 250.

Em manifestação após a explanação, o presidente Roberto Cidade (UB) afirmou o compromisso da Casa Legislativa na recuperação da BR-319, que PODE contribuir para escoamento da produção local para o restante do país, tirando o Amazonas do isolamento por via terrestre. “Nós precisamos construir pontes, levar soluções para o povo do Amazonas”, declarou Cidade.

Os deputados Sinésio Campos, João Luiz (Republicanos), Rozenha (PMB), Adjuto Afonso (UB), Comandante Dan (Podemos) e Dr. Gomes (Podemos) também se pronunciaram, falando da importância da rodovia para o Amazonas.

Questionamento sobre o Grupo de trabalho

Em seu pronunciamento, o deputado Adjuto Afonso questionou o representante do DNIT-AM sobre os estudos realizados pelo Grupo de trabalho (GT) BR-319, instituído pelo Ministério dos Transportes (MT), pela portaria nº 1.109/2023.

“Acredito que esse GT possa mostrar alternativas, mostrar para o Governo Federal o quanto essa estrada é importante. Por isso, questiono sobre o resultado dos estudos feitos pelo GT para que apresente soluções à estrada”, declarou o deputado Adjuto Afonso.

Orlando Machado explicou que o Grupo de trabalho já apresentou uma minuta do relatório final ao Ministério dos Transportes, para que este faça as considerações finais. E cabe ao Ministério a divulgação do documento.

O deputado Sinésio Campos finalizou dizendo que a otimização da infraestrutura da rodovia, não apenas fortalece o escoamento da produção e a economia do Estado, mas garante as pessoas o seu direito constitucional de ir e vir.

 

  

Tags:ALEAMcapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Dra. Mayara destaca método inovador para combater transmissão de arboviroses do mosquito Aedes aegypti
Próximo artigo Correição Ordinária na 7ª Vara do Trabalho de Manaus

Mais notícias desta categoria

Estratégias de Vendas para Mulheres com ChatGPT

3 dias atrás

Pioneiras da Polícia Militar: Uma Inspiração Histórica

3 dias atrás

Prêmio IGMA reconhece Manaus em gestão pública

3 dias atrás

Kart: A oportunidade esportiva no Amazonas

4 dias atrás

Habitacional Mário Haddad: Entrega Confirmada e Importante

4 dias atrás

Pronto atendimento – Nova Era na Saúde em Manaus

4 dias atrás

Tafenoquina: O combate revolucionário à malária

4 dias atrás

Mulheres vítimas de violência: segurança essencial

4 dias atrás

Centro Integrado de Atenção à Criança em Manaus

5 dias atrás

Pop Rua Jud AM: Cidadania e Cuidado em Manaus

5 dias atrás

Circuito da Mulher – Ações da Prefeitura de Manaus

5 dias atrás

Projeto de Niemeyer: Transformação em Encontro das Águas

5 dias atrás
Obras no Centro de Manaus: Transformação Social
Aesop – Fortalecendo a Vigilância em Saúde no Amazonas
Circuito da Alegria: Diversão Para Todos na Zona Norte
Prosamin+ se Destaca na Premiação Internacional
Cetam oferece 67.200 vagas em cursos gratuitos online
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?