A Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação, que é presidida pelo deputado estadual Wanderley Monteiro (Avante), recebeu na última segunda-feira (3), representantes da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar). No Amazonas, a Absolar é representada pelo engenheiro elétrico Dilkson Gomes.
A reunião aconteceu por meio de videoconferência e contou também com a participação do técnico regional Guilherme Cardoso e de Carlos Dornellas, diretor técnico da Absolar. De acordo com Dilkson Gomes, a proposta de procurar o deputado é para articular com o Governo do Amazonas subsídios nos impostos para incentivar, tanto quem gera, quanto quem fabrica o equipamento solar. Em outro momento da reunião, o técnico regional Guilherme Cardoso explicou que a pretensão da Absolar é de desenvolver o potencial solar no Amazonas.
Durante a reunião, foi apresentado para a coordenação da Comissão de Ciência e Tecnologia o modelo do programa estadual de energia solar do estado de Goiás cujo intuito é incentivar a geração e o consumo de energia solar fotovoltaica no Estado.
O deputado Wanderley Monteiro se comprometeu em realizar um estudo mais profundo e técnico com a equipe da comissão para que seja levada a demanda ao governador Wilson Lima. “É um projeto muito interessante e muito viável, afinal, já estamos acompanhando esse sistema no estado de Goiás. Esse é o primeiro contato que faço com a Absolar e quero me aprofundar sobre a proposta que eles possuem para o Amazonas. Acredito que muito em breve poderemos ter um programa estadual de energia solar fotovoltaica aqui no Amazonas”, disse o parlamentar.
Deputado Wanderley MonteiroContato: Rafael Simões (92)98553-9997