Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Deputado Rozenha visita CBA e aposta na Bioeconomia para gerar empregos no  interior
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Deputado Rozenha visita CBA e aposta na Bioeconomia para gerar empregos no  interior
ALEAMPolítica

Deputado Rozenha visita CBA e aposta na Bioeconomia para gerar empregos no  interior

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 22 de março de 2023
4 Min Lidos
Compartilhar

O deputado estadual Rozenha (PMB), presidente da Comissão de Empreendedorismo, Comércio Exterior e Mercosul e vice-presidente da Comissão da Indústria, Comércio e Zona Franca, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), participou de uma reunião positiva com o gestor do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Fábio Calderaro e o corpo técnico da instituição.
Diversos assuntos de relevância para o Amazonas foram tratados, mas o foco principal foi a diversificação das atividades econômicas que podem alavancar cadeias produtivas locais da bioeconomia e os consequentes impactos positivos na geração de empregos de qualidade no interior do estado.
Como empresário da atividade privada, Rozenha reconheceu a relevância de iniciativas apresentadas pela gestão do CBA para diversificar a atividade econômica por meio da bioeconomia: “É preciso dar condições para que a sociedade local possa ter mais empregos, entregar resultados significativos para sua comunidade e inovar a partir de atividades sustentáveis.”, disse.
Durante a visita aos laboratórios, o deputado foi apresentado a uma pesquisa com a fibra vegetal do Curauá (“primo” do abacaxi), de Novo Remanso, Itacoatiara. Segundo Calderaro, esta fibra é tão ou mais resistente que a fibra de vidro e pode ser utilizada desde sua inserção nos biopolímeros até sua formatação para produção de roupas, estofados e partes de motos e automóveis, carenagens de aparelhos celular e diversos outros fins.
A produção de abacaxis do Novo Remanso é reconhecida a ponto da cultura ter recebido uma Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Com a cultura consolidada na localidade, o cultivo em consórcio de outras plantas, pode induzir a produção de fibras vegetais de alta qualidade e com diversas funcionalidades na indústria de transformação.
Uma alternativa viável para se promover a bioeconomia, por meio das relações interssetoriais entre as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), as agroindústrias e o setor primário do interior do estado, onde seriam criados postos de trabalho qualificados, com efeitos positivos sobre a renda da população.
Segundo o gestor do CBA, Fabio Calderaro, o Centro tem enfatizado este assunto por entender que organização das cadeias das fibras vegetais poderia dinamizar a atividade econômica do interior. “A partir do encadeamento produtivo entre as empresas do PIM, dos setores termoplástico e têxtil, por exemplo, e as agroindústrias e produtores agroflorestais do interior, onde as fibras seriam produzidas e processadas”, disse.
Para a responsável pela área de biotecnologia vegetal do CBA, Dra. Simone da Silva, induzir a cadeia de fibras vegetais no estado vai propiciar que se tenha a devida oferta da planta e, a partir dela, a obtenção das fibras tão demandadas pelo setor industrial. “Com os protocolos e estudos avançados que temos, podemos ter uma cultura forte para atender demandas reprimidas de longa data, além de uma alternativa sustentável para recuperação de áreas degradadas”, explicou a pesquisadora.
O deputado Rozenha considerou “excelente” a proposta de fomentar as fibras vegetais como alternativa para a geração de empregos de melhor qualidade no interior e se comprometeu em discutir o assunto nas duas comissões.

Tags:ALEAMAssembleia Legislativa do Estado do Amazonas. LegislativoEmpreendedorismoItacoatiaraManausmanchete
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Política

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Sancionada lei que garante seguridade especial para cooperados que trabalham no campo

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

Por biblia
27 de dezembro de 2024

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

Por biblia
27 de dezembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?