Uma das comissões mais emblemáticas da Assembleia Legislativa Amazonas (Aleam), começou uma nova gestão na última sexta-feira (3), após a eleição do deputado Mário César Filho como presidente.
Na primeira semana de mandato, o parlamentar esteve à frente de uma força-tarefa para conhecer e resolver pendências da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC).
Diversas denúncias de concessionárias de água e energia foram recebidas pelo deputado, tanto na CDC quanto nas redes sociais do político.
Nesses primeiros dias de gestão, a Comissão atendeu a população e realizou audiências de conciliação. Por meio do gabinete, Mário também notificou a Amazonas Energia, após um caso de agressão praticado por um funcionário da empresa contra uma consumidora do bairro Lírio do Vale, zona Oeste.
A agressão contra a moradora, repercutiu na internet e foi motivada por causa da polêmica instalação dos medidores de energia (SMC).
O deputado e presidente da CDC condenou os atos de violência e adotou medidas cabíveis por meio do gabinete. Em resposta ao político, a concessionária informou que o funcionário terceirizado, que estava a serviço da Amazonas Energia, não cometeu a suposta agressão contra usuária do serviço, e apresentou boletim de ocorrência e vídeos mostrando o evento por outros ângulos.
Nessa primeira semana, a concessionária de energia também foi instada a apresentar sua programação para investimentos na rede elétrica do interior, ainda vitimada por apagões.
O serviço de água e esgoto também foi alvo de apurações, tanto em audiências realizadas nessa primeira semana quanto em notificações enviadas à concessionária do serviço na capital.
Na Comissão, também foram recebidos pedidos de auxílio na garantia de segurança em estabelecimentos privados, após relatos de sequestros e assaltos cometidos no interior de shopping centers da capital. O combate aos “pontos cegos” das câmeras de vigilância e a integração dos sistemas de segurança pública também é uma pauta levantada nessa primeira semana.