“Esse tema é importante abordar em todas as esferas e idades. Quando trazemos especialistas para debater esse tema, por meio da Comissão da Unale e da Frente Parlamentar estamos trabalhando a prevenção, que tem um impacto maior e vamos alcançar o nosso objetivo, que é preservar a vida das pessoas”, disse o deputado estadual João Luiz, que ressaltou que as primeiras edições do Simpósio Prevenção é Solução aconteceram em Boa Vista (RR) e Venâncio Aires (RS).
Para o pesquisador Jesem Orellana, do Instituto Leônidas & Maria Deane/Fundação Oswaldo Cruz (ILMD/Fiocruz Amazônia) esse é um evento importante e que o tema do suicídio é um grande desafio para a sociedade.
“O suicídio é um problema de saúde pública grave no mundo. Assim como no Brasil, que nós temos algumas doenças, nós temos alguns grupos para atuar na prevenção do problema, além de traçar estratégias para este tipo de problema. Sem nenhuma dúvida, as populações indígenas estão entre os grupos de maior risco. São pessoas que precisam de uma resposta bem efetiva do poder público”, afirmou o pesquisador, que abordou sobre o “Suicídio no Brasil: Panorama Nacional, Possíveis Causas e Estratégias de Prevenção” no simpósio.
A psicóloga Andrea Bezerra Chaves destacou que a iniciativa do deputado João Luiz é fundamental para sociedade nos dias atuais. “Sabemos que aquele que adquire conhecimento, ele vai impactar a sua própria vida e a medida que impactamos a nossa própria vida, impactamos a vida de outras pessoas. Falar sobre saúde mental nos nossos dias atuais é fundamental para garantir que tenhamos qualidade de vida”, frisou a especialista, que abordou a palestra : “Posvenção: uma intervenção dolorida, porém necessária”.
A secretária Executiva de Direitos Humanos, Gariella Campazatto, que representou o governador Wilson Lima, explicou que este é um assunto sensível para se debater, porém, muito importante, pois marca a campanha do Setembro Amarelo, que é o mês alusivo de prevenção ao suicídio e valorização da vida.
“Fico contente do que está sendo debatido aqui no Poder Legislativo, pois estamos valorizando a vida. Esse é um tema muito importante que deve ter apoio sempre da família e ciclo de amigos. Agradeço pelo convite e parabenizo a Casa Legislativa e ao deputado João Luiz que tem feito um trabalho super importante de prevenção relacionado a este tema”, explanou a secretária executiva.
Durante o evento, o pesquisador Jesem Orellana e a psicóloga Andrea Chaves receberam certificados pela participação no simpósio, de outras autoridades que desenvolvem serviços em prol da saúde mental do povo amazonense.
O simpósio também contou com a participação dos deputados estaduais George Lins, Daniel Almeida e Adjuto Afonso, além do vereador de Manaus, João Carlos, a diretora geral do Centro de Saúde Mental do Amazonas, Raimunda Gomes Pinheiro, assistente social Ana Cláudia Botelho, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas (PCAM), Bruno Fraga, vereadores César Amaral (Presidente Figueiredo), Jaelson Cruz (São Gabriel da Cachoeira), major da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) Henriques, coordenador do o Programa Educacional Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e dentre outras autoridades.
Basta: Autolesão, Depressão e Suicídio
No fim da tarde desta quinta, o deputado João Luiz realizou a campanha Basta: Autolesão, Depressão e Suicídio no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus.
A campanha que também foi realizada nos estados da Bahia, Rio Grande do Sul, interior e capital do Amazonas já alcançou mais de 6 mil pessoas.
“Essa ação do Basta aconteceu em frente ao Teatro Amazonas, símbolo da cultura e turismo amazonense no Brasil. A campanha é um grito que nós temos feito em vários estados brasileiros. A vida foi feita para se viver, e por meio da fé e pensamentos positivos tudo é possível”, enfatizou o deputado João Luiz.