Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Deputado João Luiz participa do 1º Encontro Nacional da Primeira Infância no TCE-AM
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Deputado João Luiz participa do 1º Encontro Nacional da Primeira Infância no TCE-AM
ALEAMGestão Estadual

Deputado João Luiz participa do 1º Encontro Nacional da Primeira Infância no TCE-AM

12 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Rephrase my O presidente da Comissão de Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e defesa dos direitos das Crianças e Adolescentes da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual João Luiz (Republicanos), participou nesta quarta-feira (23/10), da 1ª edição do Encontro Nacional da Primeira Infância (Enapi) promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e o Instituto Rui Barbosa (IRB).
“Temos trabalhado na comissão e desenvolvido vários trabalhos relacionados à proteção das crianças e adolescentes, entre eles, a Lei nº 6.454/2023, que dispõe sobre a implantação do aplicativo Infância Protegida. Tivemos mais de 20 mil atendimentos diretos e indiretos das crianças e adolescentes, por meio de psicólogos e orientadores na capital e interior, através de palestras de conscientização sobre exploração sexual, trabalho infantil, dentre outros assuntos”, disse o deputado João Luiz, que destacou que o evento no TCE-AM é de suma importância ao Amazonas.
A presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, destacou a importância de preservar o direito básico das crianças, que é um preceito da Constituição Federal ao dar condições de saúde, educação e bem-estar.
“A primeira infância é uma fase decisiva para tudo o que a pessoa será no futuro, portanto é com grande satisfação que sediamos este encontro”, explicou a presidente Yara Lins.
O coordenador-geral da escola de Contas Públicas (ECP), conselheiro Júlio Pinheiro, pontuou que o Tribunal de Contas PODE ajudar na governança para cumprir a Lei voltada à educação ambiental do público infantil.
“Nós que estamos tratando de educação ambiental temos a Constituição Federal, que determina que é dever do poder público prover essa educação em todos os níveis. O TCE-AM vem fazendo isso, ou seja, orientando e que a Lei precisa ser aplicada para que possamos obter os resultados para todos, pois ela começa na primeira infância, na escola e vai até o nível superior”, afirma.
Enapi
O evento, que iniciou na última terça-feira (22), reúne profissionais do Sistema de Controle Externo, especialistas do direito, saúde, educação e meio ambiente, além de representantes de organizações sociais. Nesta quarta, o Enapi contou com palestras com temas como educação ambiental, povos e crianças da floresta e as desigualdades da primeira infância.
   

Tags:ALEAMEducação AmbientalEstado do Amazonasmeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PL de Débora Menezes torna obrigatória notificação de gravidez em menores de 14 anos
Próximo artigo Suframa participa de Semana da Micro e Pequena Empresa no Amapá

Mais notícias desta categoria

HPS Platão Araújo: Transformação na Saúde da Zona Leste

13 horas atrás

CAF Jurídico – Assistência do Idam em São Gabriel da Cachoeira

19 horas atrás

Revitalização do bairro Planalto: novas pavimentações

22 horas atrás

Carteira de Identidade Nacional: Segurança Redobrada

23 horas atrás

Multivacinação 2025 – Atualize a caderneta de vacinação

2 dias atrás

Kits de segurança: Governo de AM apoia motofretistas

6 dias atrás

Figa 2025 – Gás Natural e Espaço Minichefs em Manaus

6 dias atrás

Polícia Militar do Amazonas resgata onça ferida no Rio Negro

6 dias atrás

Esse Canto Dança – Um Espetáculo Lúdico para Crianças

6 dias atrás

Outubro Rosa: Importância da Mamografia em 2025

6 dias atrás

Ipaam e Sebrae: Apoio a pequenas empresas ambientais

7 dias atrás

Governador Wilson Lima vistoria Caic especializado em TEA

7 dias atrás
Esporotricose: Atualização do Amazonas sobre a doença
Biblioteca Pública do Amazonas: Cultura e Memória
táxis em Manaus – Decreto amplia autorizações
Educação ambiental – PMM promove ação na escola André Vidal
Reabilitação facial gratuita: Transformando vidas na UEA
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?