Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Deputado João Luiz participa do 1º Encontro Nacional da Primeira Infância no TCE-AM
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Deputado João Luiz participa do 1º Encontro Nacional da Primeira Infância no TCE-AM
ALEAMGestão Estadual

Deputado João Luiz participa do 1º Encontro Nacional da Primeira Infância no TCE-AM

10 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Rephrase my O presidente da Comissão de Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e defesa dos direitos das Crianças e Adolescentes da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual João Luiz (Republicanos), participou nesta quarta-feira (23/10), da 1ª edição do Encontro Nacional da Primeira Infância (Enapi) promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e o Instituto Rui Barbosa (IRB).
“Temos trabalhado na comissão e desenvolvido vários trabalhos relacionados à proteção das crianças e adolescentes, entre eles, a Lei nº 6.454/2023, que dispõe sobre a implantação do aplicativo Infância Protegida. Tivemos mais de 20 mil atendimentos diretos e indiretos das crianças e adolescentes, por meio de psicólogos e orientadores na capital e interior, através de palestras de conscientização sobre exploração sexual, trabalho infantil, dentre outros assuntos”, disse o deputado João Luiz, que destacou que o evento no TCE-AM é de suma importância ao Amazonas.
A presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, destacou a importância de preservar o direito básico das crianças, que é um preceito da Constituição Federal ao dar condições de saúde, educação e bem-estar.
“A primeira infância é uma fase decisiva para tudo o que a pessoa será no futuro, portanto é com grande satisfação que sediamos este encontro”, explicou a presidente Yara Lins.
O coordenador-geral da escola de Contas Públicas (ECP), conselheiro Júlio Pinheiro, pontuou que o Tribunal de Contas PODE ajudar na governança para cumprir a Lei voltada à educação ambiental do público infantil.
“Nós que estamos tratando de educação ambiental temos a Constituição Federal, que determina que é dever do poder público prover essa educação em todos os níveis. O TCE-AM vem fazendo isso, ou seja, orientando e que a Lei precisa ser aplicada para que possamos obter os resultados para todos, pois ela começa na primeira infância, na escola e vai até o nível superior”, afirma.
Enapi
O evento, que iniciou na última terça-feira (22), reúne profissionais do Sistema de Controle Externo, especialistas do direito, saúde, educação e meio ambiente, além de representantes de organizações sociais. Nesta quarta, o Enapi contou com palestras com temas como educação ambiental, povos e crianças da floresta e as desigualdades da primeira infância.
   

Tags:ALEAMEducação AmbientalEstado do Amazonasmeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PL de Débora Menezes torna obrigatória notificação de gravidez em menores de 14 anos
Próximo artigo Suframa participa de Semana da Micro e Pequena Empresa no Amapá

Mais notícias desta categoria

Operação Grandes Massas: Ipem-AM garante qualidade dos produtos

10 horas atrás

Campanha Faça a Conta. Use GNV para motoristas: R$ 4 mil

12 horas atrás

Seinfra recupera ruas em Silves – Melhoria viária

13 horas atrás

Faixa Liberada – Revitalização do Centro de Manaus

1 dia atrás

Itapiranga: Inauguração do Grupamento de Combate a Incêndio

3 dias atrás

Oca Vai à Escola: Palestras Socioambientais Transformadoras

3 dias atrás

Asfixia Perinatal: Capacitação Pioneira da SES-AM

3 dias atrás

Carreta da Saúde: Atendimento gratuito em Silves

4 dias atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Visita Técnica Essencial

4 dias atrás

Agosto Verde e Primeira Infância: Visitas Importantes

4 dias atrás

Pré-Vest UEA: 3º Aulão Interativo em História e mais

4 dias atrás

Arsepam: Ouvidoria Cidadã – Inclusão em Movimento

4 dias atrás
Vacinação contra HPV: Amplie a saúde no Amazonas
ExpoSeg Amazônia: Segurança Pública em Foco
Governador Wilson Lima entrega novas viaturas para segurança
Amazonprev: Recadastramento obrigatório para aposentados
Liceu de Artes e Ofícios: início do 2º semestre 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?