O Presidente da Comissão de Política Sobre Drogas, Cidadania, Assuntos Indígenas e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Daniel Almeida (Avante), embarcou na última quarta-feira (01) para Portugal. O parlamentar encontra-se in loco em uma visita ao Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA), a fim de conhecer de perto suas atividades.
A viagem tem como objetivo buscar referências e trocar experiências sobre políticas públicas efetivas de combate às drogas, que possam ser implementadas no Estado do Amazonas.
A preocupação com o avanço do uso e tráfico de drogas no Estado do Amazonas tem levado o parlamentar a buscar soluções efetivas e necessárias para enfrentar essa problemática.
Nesse contexto, o deputado tem mostrado empenho ao buscar, em experiências internacionais bem-sucedidas, visando elaborar propostas legislativas que contribuam para a redução dos índices relacionados ao uso de drogas.
Centro de referência mundial
O Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA), localizado em Portugal, é referência mundial na elaboração de políticas públicas sobre drogas e dependência química.
Com mais de duas décadas de experiência, a instituição reúne especialistas renomados e possui um vasto acervo de estudos e pesquisas na área da saúde pública, tratamento e prevenção do uso de drogas.
O Observatório trabalha em colaboração com várias organizações nacionais e internacionais, além de fornecer informações e recursos acessíveis ao público em geral.
Sua missão é fornecer uma visão completa e atualizada da situação das drogas na Europa, para ajudar na prevenção e no controle do uso de drogas e da dependência.
*Explorar políticas públicas bem-sucedidas.*
Durante sua estadia em Portugal, Daniel Almeida participará de reuniões e debates com os especialistas do EMCDDA, buscando entender as estratégias bem-sucedidas adotadas no país europeu.
Pretende-se explorar as políticas de prevenção, tratamento e reinserção social, a fim de adaptar as melhores práticas à realidade local, levando em consideração as particularidades do Estado do Amazonas.
Ao retornar ao Brasil, o parlamentar compartilhará as informações adquiridas com colegas parlamentares, autoridades e especialistas da área, a fim de avançar com propostas concretas para enfrentar a questão das drogas no Estado do Amazonas.
O parlamentar reafirma o compromisso em trabalhar incansavelmente para tornar o Amazonas um lugar cada vez melhor, para todos os seus habitantes.
“Prometi que meu mandato se basearia em uma abordagem multidisciplinar, fundamentada em evidências e com a participação de diversos atores da sociedade. Acredito que isso é fundamental para construir políticas públicas efetivas de combate às drogas”, concluiu Almeida.
Texto: Sharleny Mota