O deputado Comandante Dan (Podemos) repercutiu na sessão plenária de terça-feira, 8, a reunião de trabalho que manteve na semana passada com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em Brasília. O encontro fez parte da agenda que o parlamentar manteve por dois dias na capital federal.
Dan Câmara declarou que o Ministro demonstrou boa disposição para unir esforços e realizar o enfrentamento contra o avanço do crime organizado sobre o Amazonas e a Amazônia. Destacou que o Ministro tem uma experiência importante como juiz federal, ex-governador e ex-parlamentar, o que o credencia a falar do tema Segurança Pública com a autoridade de quem já esteve nos três poderes da República.
“Conversamos longamente e senti que Flávio Dino foi bastante receptivo aos nossos pleitos”, afirmou Dan Câmara. O parlamentar, que é presidente da Comissão de Segurança Pública do Legislativo Amazonense, defendeu que o Centro de Cooperação Policial internacional e a Companhia Integrada de Combate a Crimes Ambientais, ambos anunciados pelo Governo Federal, sejam, não em Manaus, mas em Tabatinga e em Humaitá, respectivamente, onde estão os epicentros do narcotráfico e dos crimes ambientais.
“Imaginem levar para aquelas regiões a presença das estruturas da segurança pública, além de infraestrutura; só a presença do poder público e de investimentos públicos já desarticula as práticas criminosas, além de ser uma chance de ouro para desenvolver regiões interioranas”, defendeu o Comandante Dan, que acredita que Flavio Dino se mostrou bastante sensível à questão.
Eventos
Dan Câmara se fez acompanhar, durante a audiência com Flávio Dino, do Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, que já tem presença garantida no I Seminário de Segurança Inovadora, que acontecerá na Assembleia Legislativa do Amazonas, nos dias 17 e 18 de agosto corrente. “Falamos com o Ministro sobre o evento e ele se mostrou interessado em comparecer, tanto pelo tema, quanto pela expertise e cargos dos palestrantes; ficou apenas de alinhar datas e uma entrega no Amazonas para confirmar ou não a presença”, relatou o deputado.
Outro evento, o I Encontro Nacional de Presidentes de Comissões Legislativas Estaduais de Segurança Pública, foi proposto por Câmara ao Ministro e aceito de imediato. O evento deverá acontecer entre final de setembro e primeira quinzena de outubro, em Brasília, para aproximar o Ministério dos legisladores estaduais.
Serviço
As inscrições para o I Seminário de Segurança Inovadora são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente pelo link https://abre.ai/seminariosegurancainovadora