O deputado Comandante Dan (PSC) participou, nesta quinta-feira, 13 de julho, do I Congresso das Polícias Militares da Região Norte, que reúne sete estados da Amazônia. A proposta do evento, que tem como anfitrião o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, Cel Vinicius Almeida, pretende debater problemas comuns aos estados, boas práticas, resoluções de crimes e questões logísticas na segurança pública.
O enfrentamento das consequências do crescimento do narcotráfico na Região, que ostenta, abaixo do Nordeste brasileiro, os piores índices do país em segurança pública, é um tema recorrente a todos. Dan Câmara comandou a PMAM de 2008 a 2011, também foi membro fundador da Força Nacional e ocupou cargos de secretário titular e secretário adjunto em áreas correlatas à segurança.
O deputado abordou, em sua fala, a necessidade da união de esforços e da gestão integrada entre diferentes esferas de poder para o enfrentamento dos desafios, principalmente no que se refere às áreas de fronteira e ao avanço do crime organizado. Dan Câmara lembrou que realizou, quando comandante da PM, o “Encontro de comandantes gerais das polícias militares do Brasil”, em 2010, e que resultou na “Carta de Manaus”. O documento propunha, entre outras coisas, a adoção de um TCO simplificado, termo circunstanciado de ocorrência, lavrado por um policial militar, sem a necessidade de ida à delegacia. A “Carta de Manaus” também anteviu problemas que são presentes hoje na realidade amazônica.
A criação do Comando de Policiamento Ambiental, do Grupamento Aéreo e a realização do primeiro planejamento estratégico da Polícia Militar estão entre os avanços da gestão de Dan Câmara como comandante-geral. A Lei de Premiação, que cria o décimo quarto e o décimo quinto salários aos policiais que cumprirem metas (lei estadual 3.472/2009) e a definição da Data-Base anual em 21 de abril também são legados de sua gestão.