Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Deputado Cristiano D’Angelo propõe Projeto de Lei que institui o ‘Dia do Trabalhador e Trabalhadora Doméstica’
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM - Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas > Deputado Cristiano D’Angelo propõe Projeto de Lei que institui o ‘Dia do Trabalhador e Trabalhadora Doméstica’
ALEAM - Assembleia Legislativa do Estado do AmazonasGestão Estadual

Deputado Cristiano D’Angelo propõe Projeto de Lei que institui o ‘Dia do Trabalhador e Trabalhadora Doméstica’

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

O deputado Cristiano D’Angelo (MDB), por meio do Projeto de Lei nº 59/2024, pretende instituir o “Dia Estadual do trabalhador e da Trabalhadora Doméstica”, a ser celebrado anualmente em 27 de abril, integrando o calendário oficial do Estado. O projeto está em tramitação, aguardando emissão de parecer da última Comissão designada.

“A data é dedicada aos profissionais essenciais para o desenvolvimento humano e social. É uma categoria, ainda hoje, fortemente marcada pela precarização, informalidade e pelos baixos salários. As trabalhadoras e trabalhadores domésticos desempenham uma função essencial no seio familiar, contribuindo para a organização e sustentabilidade dos lares” destacou Cristino D’Angelo.

O presente PL visa enaltecer, enfatiza o parlamentar, a significativa contribuição dos trabalhadores e trabalhadoras domésticas ao desenvolvimento social e econômico do Estado.

O projeto sugere ao poder público que, neste dia, promova atividades referentes ao trabalho da categoria em parceria com entidades diversas. Assim como viabilizar, no dia do trabalhador e da trabalhadora doméstica, publicidade e propaganda sobre o tema em espaços e locais públicos.

“A invisibilidade, muitas vezes associada ao trabalho doméstico, PODE ser um desafio e perpetuar desigualdades. O Dia Estadual do trabalhador e da Trabalhadora Doméstica é uma oportunidade para refletirmos sobre a relevância deste nobre trabalho e reconhecermos a necessidade de garantir condições adequadas para essa categoria profissional “, enalteceu Cristiano D’Angelo.

Sobre a data

O Dia Nacional da Empregada Doméstica, celebrado em 27 de abril, é dedicado à Santa Zita, considerada a padroeira das empregadas domésticas.

Santa Zita nasceu em 1218, na cidade de Lucca, na Itália, tendo trabalhado desde os 12 anos até a sua morte para uma família italiana. Zita era reconhecida por sua generosidade para com os necessitados, sempre dedicando uma parte de seus recursos limitados para ajudar aqueles menos privilegiados que buscavam ajuda na casa onde ela trabalhava.

A empregada doméstica faleceu em 27 de abril de 1271. Devido ao seu exemplo de santidade, o Papa Inocêncio XII a canonizou em 1696 e a proclamou como “Santa das Empregadas Domésticas”.

O dia 27 de abril é alinhada com a confirmação da Conferência Internacional do trabalho e da Organização Internacional do trabalho (OTI), que adotou a Convenção, relativa ao trabalho digno, para o trabalho doméstico, também referida com a Convenção nº 189, relativa ao trabalho Doméstico, em 2011.

Segundo a OTI, a Convenção nº 189 proporciona proteção específica aos trabalhadores e trabalhadoras domésticas. Além de estabelecer os princípios e direitos básicos exigindo que os Estados tomem um conjunto de medidas para tornar o trabalho digno uma realidade aos trabalhadores domésticos.

 

    

Tags:ALEAM
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Técnica de ‘hidrossemeadura’ é utilizada para conter erosão
Próximo artigo Assembleia Legislativa do Amazonas alerta para os perigos da hipertensão arterial

Mais notícias desta categoria

Bolsa Universidade: Prefeitura de Manaus oferece descontos

4 horas atrás

Hospital Delphina Aziz – Recorde em Exames Laboratoriais

4 horas atrás

PNAB: Escuta pública fortalece a cultura no Amazonas

6 horas atrás

Vacinação contra HPV: Amplie a saúde no Amazonas

8 horas atrás

ExpoSeg Amazônia: Segurança Pública em Foco

9 horas atrás

Governador Wilson Lima entrega novas viaturas para segurança

1 dia atrás

Amazonprev: Recadastramento obrigatório para aposentados

1 dia atrás

Liceu de Artes e Ofícios: início do 2º semestre 2025

1 dia atrás

FVS-RCP promove treinamento sobre prevenção de infecções

1 dia atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Festival Incrível

2 dias atrás

Adaf: Ações de Educação Sanitária Impactam o Público

2 dias atrás

Proteção às crianças e adolescentes – Capacitação do Governo do Amazonas

2 dias atrás
Amazonas Green Jazz Festival marca o lançamento do álbum
Agosto Lilás: Conscientização em Manaus
Governador Wilson Lima e R$ 500 mil para Expoap 2024
Governador Wilson Lima: Combate a Incêndio em Manaus
Praça dos Remédios: Revitalização e Políticas Sociais
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?