Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Deputado Cristiano D’Angelo propõe Projeto de Lei para instituir o ‘Novembro Azul’ no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Deputado Cristiano D’Angelo propõe Projeto de Lei para instituir o ‘Novembro Azul’ no Amazonas
ALEAMGestão Estadual

Deputado Cristiano D’Angelo propõe Projeto de Lei para instituir o ‘Novembro Azul’ no Amazonas

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

podendo ser controlada com mudanças no estilo de vida e medicamentos.

No dia em que se comemora o Dia Nacional da Diabetes, uma data importante para promover a saúde pública, melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas pela doença e reduzir o impacto do diabetes na sociedade, o deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB) apresentou um Projeto de Lei (PL) que visa fortalecer essas iniciativas no Estado do Amazonas. O PL nº 886 de 2023, de autoria do deputado, propõe a criação do Mês de Conscientização e Prevenção do Diabetes no Amazonas, chamado de “Novembro Azul”. A escolha do mês de novembro para essa campanha se deve ao Dia Mundial da Diabetes, celebrado em 14 de novembro, que serve como um marco global para intensificar as ações educativas e de atenção à doença.

O diabetes é uma doença crônica caracterizada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio responsável por regular a glicose no sangue e fornecer energia para o organismo. Como consequência, podem surgir complicações como neuropatia, problemas vasculares, cardíacos, renais, cegueira, ansiedade, depressão, entre outros. Segundo o deputado Cristiano D’Angelo, o Mês de Conscientização e Prevenção do Diabetes tem como objetivo informar a população sobre as causas, formas de prevenção, tratamentos e impactos na saúde. A implementação do PL incentivará o desenvolvimento de políticas públicas que permitirão às pessoas com diabetes viverem com mais qualidade de vida. Além disso, a medida orientará a população sobre os fluxos de atendimento na REDE de saúde, facilitando o acesso aos cuidados necessários para o tratamento do diabetes.

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), em conjunto com a Organização Mundial da saúde (OMS), em resposta ao aumento do número de casos da doença. Segundo o Ministério da saúde, o Brasil é o 5º país com maior incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de adultos afetados, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A estimativa é que até 2030, esse número chegue a 21,5 milhões de pessoas. No Amazonas, de acordo com o Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE), o diabetes atinge 5,4% da população adulta, o que equivale a 144 mil pessoas. Já a Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM) estima que mais de 185 mil pessoas vivam com diabetes no estado, sendo a maioria (61,72%) na capital Manaus, onde o número de diabéticos ultrapassa 114 mil, dados de 22 de junho de 2023.

Existem diferentes tipos de diabetes, sendo os mais comuns o Tipo 1, que representa de 5 a 10% dos casos e ocorre quando o sistema imunológico ataca as células que produzem insulina, e o Tipo 2, que geralmente é assintomático e se manifesta na idade adulta (após os 40 anos), com sintomas que evoluem lentamente e podem ser controlados com mudanças no estilo de vida e medicamentos.  

Tags:ALEAMEstado do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Débora Menezes realiza ação de conscientização contra abuso sexual infantil no porto de Manaus
Próximo artigo Prefeitura entrega nova feira municipal João Sena, no Alvorada

Mais notícias desta categoria

Cosama entrega copos envasados no Festival de Manacapuru

23 horas atrás

Mês do Patrimônio Histórico: Celebrações em Manaus

1 dia atrás

Governo Presente: Mais de 5 mil atendimentos realizados

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus: Gestão de Dados e Segurança

1 dia atrás

Casa de Passagem – Acolhimento para Idosos no Amazonas

2 dias atrás

Atendimento integrado: desenvolvimento de crianças autistas

2 dias atrás

Detran-AM: Segurança no Trânsito com Ações Interativas

2 dias atrás

ADS promove qualificação em Parintins para trabalhadores rurais

2 dias atrás

Jogo Limpo – Atendimentos Gratuitos em Santa Etelvina

2 dias atrás

Prosamin+: Avanço nas obras em Manaus

3 dias atrás

Conectividade: Pilar para Saúde e Educação no Amazonas

3 dias atrás

#SouManaus 2025: Inauguração da Estação das Artes

3 dias atrás
Governador Wilson Lima transforma HPS Platão Araújo
Operação Grandes Massas: Ipem-AM garante qualidade dos produtos
Campanha Faça a Conta. Use GNV para motoristas: R$ 4 mil
Seinfra recupera ruas em Silves – Melhoria viária
Faixa Liberada – Revitalização do Centro de Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?