Sempre atento às necessidades do interior do Amazonas, o deputado estadual Cabo Maciel (PL), que é membro da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), protocolou na Casa um Requerimento que solicita a instalação de unidades do Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) nas unidade do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) existentes nos municípios do interior.
Para Cabo Maciel, a ida do Procon-AM para o interior é importante para atender melhor a população. “A população na maioria das vezes não tem ciência de seus direitos e deveres na relação de consumo, e o Procon-AM tem a finalidade de prestar esse atendimento pessoal para tentar sanar dúvidas e problemas em relação ao mercado de consumo”, explica.
A capilarização do serviço através das unidades do PAC vai atender uma população ainda desassistida desse tipo de atendimento. “Considerando, que as unidades do Procon na cidade de Manaus são reduzidas, gerando sempre uma grande aglomeração em sua matriz, a implantação dessas unidades nos PACs do interior do Estado ajudaria a diminuir o grande fluxo e alcançaria maior acesso aos consumidores”, avalia.
Atualmente existem 19 PACs em todo o estado, sendo 4 móveis e 9 fixos que estão em Manaus e 6 no interior, presentes nos municípios de: Manacapuru (distante de Manaus 68 km em linha reta), Iranduba (distante 27 km da capital), Tefé (523 km), Itacoatiara (176 km), Presidente Figueiredo (117 km) e Parintins (369 km). Caso aprovado pela Mesa Diretora, o Requerimento será expedido ao Governo do Estado para avaliação da solicitação realizada.
Lindivan Vilaça (92) 99147-3440Foto: Paulo Ferraz