O deputado estadual Cabo Maciel (PL) apresentou na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) Projeto de Lei (PL) que institui o Dia alusivo às Mães e Cuidadores de Pessoas com Deficiência (PCD) física, mental, visual, auditiva, intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta indica que a data seja comemorada anualmente no dia 20 de setembro.
A propositura busca reconhecer e valorizar a importância da atuação de mães e cuidadores na promoção de qualidade de vida das Pessoas com Deficiência. Para Cabo Maciel eles desempenham um papel de grande importância. “Muitas são as dificuldades enfrentadas pelas mães e pelos cuidadores no decorrer do processo de inclusão dos deficientes em face à sociedade, uma vez que ainda se tem uma visão distorcida das reais necessidades de uma pessoa com necessidades especiais”, avaliou.
O parlamentar também destaca os obstáculos enfrentados por essas e esses cuidadores: “Eles buscam entender o quadro clínico, diagnóstico, conseguir acompanhamento médico regular adequado ou ainda buscar melhor inclusão de seus dependentes em meios sociais. Precisamos entender a severidade e nobreza dessas ações e a necessidade de um dia como esse para homenagear essas mães e cuidadores”, destacou.
O PL vai começar a tramitar nas Comissões Permanentes da Casa e posteriormente vai para o Plenário ser avaliado e votados pelos deputados da Casa Legislativa. Caso aprovado, a data passará a ser parte do Calendário Oficial do Estado do Amazonas.
Lindivan Vilaça (92) 99147-3440