Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Deputada Joana Darc quer educação especial para alunos com neurodivergência nas escolas do Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Deputada Joana Darc quer educação especial para alunos com neurodivergência nas escolas do Amazonas
ALEAMPolítica

Deputada Joana Darc quer educação especial para alunos com neurodivergência nas escolas do Amazonas

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 21 de julho de 2023
4 Min Lidos
Compartilhar

A criação de um plano de ação em busca de implementar a Educação Especial e Inclusiva para o atendimento de alunos neurodivergentes nas escolas públicas e privadas do Amazonas é uma proposta da deputada Joana Darc (UB). O Projeto de Lei (PL) nº 532/2023 planeja, ainda, fixar um especialista em educação especial para os educandos com deficiência no Estado.
Conhecida por lutar e assegurar os direitos das pessoas com deficiência (PCD), sejam ocultas ou visíveis, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a parlamentar ressalta a importância do poder público de aprimorar o plano de ensino voltado para quem tem dificuldade na aprendizagem, cuidando desde a base da população do Estado.
“Precisamos garantir o acesso ao ensino voltado para crianças, adolescentes e jovens neurodivergentes, para que eles não atinjam a idade adulta sem terem sido devidamente escolarizados. A gente se depara com adultos que tiveram dificuldades nas escolas e que, muita das vezes, são pessoas com TEA, TDAH, Transtorno Bipolar e várias outras deficiências ocultas”, pontuou a parlamentar.
O que é neurodivergente?
A expressão “neurodivergente” se refere às pessoas que têm um desenvolvimento ou funcionamento neurológico diferente do padrão esperado pela sociedade em geral. A condição pode gerar alterações na comunicação, interação social, comportamento, desenvolvimento de habilidades motoras, entre outras dificuldades que potencialmente ocasionam dificuldades de adaptação nos estabelecimentos de ensino.
De acordo com o programa Neurodiversidade no Trabalho, da Universidade Stanford, em 2022 ficou constatado que entre 15% e 20% da população mundial é considerada neurodivergente, como pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por exemplo.
Vale destacar que o autismo não é a única neurodivergência, de modo que pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); Síndrome de Asperger; Síndrome de Tourette; Síndrome de Rett; Dislexia; Dispraxia; Epilepsia; TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG); Transtorno Bipolar; Esquizofrenia, entre outras, também são consideradas neurodivergentes.
Sobre o Plano
A Educação Especial e Inclusiva vai oferecer oportunidades educacionais adequadas por meio do provimento de atenção individualizada às necessidades dos alunos; proporcionar a atuação interdisciplinar como ferramenta para o trabalho dos profissionais envolvidos; e ainda estabelecer padrões para a formação acadêmica e continuada de profissionais e para a constituição de equipes multidisciplinares.
As escolas promoverão a devida adequação ambiental, levando em consideração as necessidades motoras, neurossensoriais e comportamentais dos educandos. Autora do PL, Joana Darc salienta a preocupação com as equipes multidisciplinares, para o desenvolvimento dos alunos.
“Se aprovada na Aleam e sancionada pelo Executivo, vamos assegurar aos alunos neurodivergentes, principalmente da educação básica, o atendimento por equipe multidisciplinar composta por profissionais das áreas de terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e pedagogia, podendo ser incluídas outras áreas que se fizerem necessárias”, destacou a parlamentar.
O PL objetiva proporcionar o devido atendimento às necessidades específicas das pessoas neurodivergentes em ambientes educacionais, visando ao desenvolvimento pessoal, inclusão social, cidadania e apoio às suas famílias. O Poder Executivo poderá expedir os regulamentos necessários para a fiel execução desta Lei.

Tags:ALEAMAssembleia Legislativa do Estado do Amazonas. LegislativoEducação Básicamanchete
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Política

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Sancionada lei que garante seguridade especial para cooperados que trabalham no campo

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

Por biblia
27 de dezembro de 2024

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

Por biblia
27 de dezembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?