Estudantes receberam palestras sobre preconceito e bullying e prevenção às drogas e violência. (Foto: Divulgação/SSP-AM)O Departamento de Prevenção à Violência (DPV) da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou, no período de 31 de julho a 3 de agosto, palestras relacionadas ao preconceito e bullying, e prevenção às drogas e violência. O evento foi ministrado a estudantes com idades entre 12 e 17 anos, da Escola Estadual Professora Sebastiana Braga, localizada na avenida Timbiras, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.
“A realização de palestras sobre prevenção à violência, voltadas para o público infantojuvenil nas escolas públicas, desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes, empáticos e engajados na construção de uma sociedade mais segura e pacífica. A prevenção à violência é um trabalho que deve ser pensado em longo prazo, pois a mudança na sociedade é construída no dia a dia, através da educação e orientação”, comentou a coordenadora do DPV, Emilly Brelaz.
Profissionais
Como o foco das ações é psicoeducativo, o DPV conta com profissionais da psicologia, pedagogia e do serviço social, além do apoio dos multiplicadores formados pelo Programa de Redução da Violência e do Uso de Narcóticos e Entorpecentes (Previne). “As palestras fornecem uma visão ampla, de vários assuntos relevantes, sendo um momento de reflexão tanto para os alunos quanto para equipe pedagógica”, ressaltou Brelaz.
Escolha das escolas
O Departamento de Prevenção à Violência da SSP-AM recebe as solicitações por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, da Coordenadoria Distrital de Educação ou da própria escola. Além disso, o DPV também atua nas escolas atendidas pelo Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise), quando há ocorrência de violência consumada e/ou denúncias. Em todos os casos, essas unidades são notificadas sobre as ações que serão realizadas.
Temas
A escolha dos temas trabalhados é realizada com o apoio de um mapeamento de necessidades feito pelo próprio DPV no momento do contato com a escola.
“O tema desta quinta-feira, por exemplo, foi sobre o preconceito, que teve o intuito de instruir sobre a diferença entre preconceito e discriminação. Nesse sentido, as palestras ampliam a forma de olhar e entender o diferente. E como a escola é um lugar ideal para o desenvolvimento de atitudes, caráter e valores que promovam o respeito com o próximo, o adolescente passa a entender e conviver com as diferenças”, disse a palestrante do DPV, Mary Leia Reis.
Cronograma
O cronograma para atender as escolas conta com palestras semanais, de segunda a quinta-feira, ou conforme a disponibilidade das mesmas.
As escolas interessadas podem entrar em contato com o DPV por meio do e-mail [email protected] ou pelo telefone 3652-2048.