Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Delegacia do Idoso visitou mais de 800 residências após denúncias de violência contra pessoas da terceira idade
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Delegacia do Idoso visitou mais de 800 residências após denúncias de violência contra pessoas da terceira idade
Gestão Estadual

Delegacia do Idoso visitou mais de 800 residências após denúncias de violência contra pessoas da terceira idade

5 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos
As vistorias fazem parte da Operação Levítico e ocorrem diariamente, a partir de relatos de violações contra idosos recebidos pela unidade policial – FOTOS: Carlos Soares / SSP-AM

A delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI), da polícia Civil do Amazonas, realizou mais de 810 diligências investigativas domiciliares para apurar denúncias de violência contra o público da terceira idade em Manaus. As vistorias fazem parte da Operação Levítico e ocorrem diariamente, a partir de relatos de violações contra idosos recebidos pela unidade policial.

Conforme a delegada Andréa Nascimento, titular da DECCI, a operação é uma resposta às denúncias e visa dar celeridade aos casos. Conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), de janeiro até setembro deste ano, foram registrados 5.047 Boletins de Ocorrência referentes à violência no segmento.

“As diligências domiciliares são realizadas diariamente pela equipe de investigação da delegacia Especializada. Mas, em razão do aumento significativo de denúncias recebidas pela DECCI, no ano de 2020, fizemos a operação Levítico. Ocorre todos os meses e, no período de dois dias, tem o objetivo de apurar o maior número de denúncias possíveis, gerando grandes resultados no combate ao crime praticados contra idosos no âmbito familiar”, salientou a delegada.

De acordo com a delegada, as diligências são necessárias para comprovar a veracidade das denúncias e podem resultar até em prisões em flagrante. “É instaurado um inquérito policial, que é o procedimento investigativo no qual se juntam às provas necessárias para um possível indiciamento ou não dos autores. Isso que compõe o nosso bojo probatório para a finalização dos procedimentos”, explicou.

REDE de proteção – Um dos órgãos que participa da operação Levítico e atua de forma integrada com a delegacia do Idoso é o Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipid), que tem por objetivo realizar atendimentos psicossociais por meio de uma equipe formada por psicólogos e assistentes sociais.

O grupo realiza visitas domiciliares, técnicas, mediações de conflitos e encaminhamento para a REDE de Proteção. O Cipid atua no acolhimento aos idosos e seus direitos violados.

A assistente social do Cipid, Ana Pires, ressalta a importância da parceria com a delegacia do idoso. “A intervenção nesse enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, no âmbito familiar, vai muito além do que punir o agressor. Precisamos cuidar psicologicamente dessa vítima, por isso é tão importante esse trabalho da delegacia com o Cipid,” disse.

Denúncias – Crimes contra pessoas idosas podem ser denunciados em qualquer Distrito Integrado de polícia (DIP) no Amazonas ou, ainda, de forma anônima por meio do 181, o disque-denúncia da SSP-AM.

A delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso fica na rua 23, Parque Dez, próximo à rua do Comércio. O telefone de contato da unidade é o (92) 3214-5800.

Tags:DenúnciasManausPolíciaPolícia CivilSegurança PúblicaViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Novembro Azul: FCecon reabilita pacientes oncológicos com incontinência urinária
Próximo artigo Detran-AM autuou mais de 360 motoristas por recusa ao teste do bafômetro em Manaus

Mais notícias desta categoria

JEBs 2025: Resultados do Amazonas Impressionam

2 dias atrás

Vacinação contra a Influenza: Proteja sua Saúde

2 dias atrás

Governador Wilson Lima lança editais da Fapeam para inovação

2 dias atrás

Centro Pop: apoio à população de rua em Manaus

3 dias atrás

Complexo Hospitalar Sul – Modernização e Inovações

3 dias atrás

TransfereGov: Capacitação Essencial para Gestão Pública

3 dias atrás

Zona Franca de Manaus: Parceria com Estudantes Crescente

3 dias atrás

Idam capacitou 272 extrativistas em 2025

3 dias atrás

Decoração de Natal – Prefeitura transforma a praça dos Remédios

4 dias atrás

Prefeito vistoria melhorias nas escolas de Manaus

4 dias atrás

Curso de Vendas com ChatGPT para Mulheres Empreendedoras

4 dias atrás

Vivências Literárias: Valorizando a Escrita Feminina

4 dias atrás
Natal 2025 em Manaus: Novidades Imperdíveis
Prefeito David Almeida vistoria obras essenciais
Ipem Amazonas: Embarcações que vão à COP 30
Centros de Reservação – Saneamento e Água em Parintins
SIS da UEA: Expectativa para provas de 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?