Há 30 minutos
A equipe nortista é composta por medalhistas das rede públicas estaduais, municipais e também instituições particulares
Encerrou nesta quinta-feira (09/11), a 20ª edição dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que, este ano, foi realizada em Brasília (DF). O Amazonas, que levou à capital do país mais de 220 atletas, finalizou a competição com 42 medalhas conquistadas, nas modalidades de atletismo, badminton, futsal, ginástica artística, karatê, natação, taekwondo, wrestling, volêi de praia, vôlei de quadra e xadrez.
Com participação em todas as 17 modalidades esportivas presentes nos jogos, a delegação amazonense finalizou o JEBs 2023 com conquistas em onze delas, com 17 medalhas de ouro, nove de prata e 16 de bronze. O resultado expressivo é fruto da relevância do esporte na vida dos estudantes-atletas, destacou a secretária de Juventude e Desporto da Secretaria de Educação, Amanda Silotti.
“O esporte desempenha um papel crucial na educação da juventude, e participar dessas iniciativas é uma experiência enriquecedora para os estudantes-atletas. As competições nacionais proporcionam o senso de trabalho em equipe, experiências interculturais e o estímulo da autoconfiança”, enfatizou a secretária.
Com as séries “Ouro”, “Prata” e “Bronze”, as três divisões do JEBs 2023 contaram com a participação de seis mil representantes, entre estudantes-atletas e membros das delegações.
Destaques
A rede estadual de ensino foi responsável por 20 medalhas entre as 42 conquistadas pela delegação amazonense. Vinte e uma escolas estaduais, da capital e do interior, cederam atletas medalhistas nesta 20ª edição do JEBs.
Entre os destaques da rede estadual está a aluna Yandra Souza, 14, que conquistou duas medalhas de bronze na série Ouro da modalidade Badminton, nas categorias de disputas mista e individual. Os resultados na primeira divisão do torneio vão proporcionar para a estudante o recebimento do Bolsa-Atleta, uma iniciativa do Governo do Amazonas, destinada ao patrocínio de atletas e paratletas amazonenses de alto rendimento. Os valores das bolsas variam entre R$ 400 a R$ 3 mil por mês.
“Representar o Amazonas é uma responsabilidade muito grande. Me dedico todos os dias para estar preparada. É bom saber que o treinamento está rendendo frutos. Hoje, tenho 14 medalhas conquistadas no total, entre participações JEAs, JEBs, Campeonato Amazonense e Norte-Nordeste. Treino todos os dias na minha escola”, salientou a aluna, que é discente na Escola Estadual (EE) Cacilda Braule Pinto, na zona leste de Manaus.
A EE Cacilda Braule Pinto também foi destaque com mais duas medalhas conquistadas, pelos estudantes Madson Barbosa e Gustavo da Silva, nas modalidades do Badminton e Taekwondo, respectivamente.
Medalhas da rede estadual
Conquistaram medalhas de ouro os atletas Suan Lira, do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa, no xadrez; Williams Alves, da EE Jairo da Silva Rocha, no xadrez; Rhyana Silva, da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Elisa Bessa, no atletismo; Anna dos Santos, da EE São Pedro, no wrestling; Jennifer de Souza, da EE Olga Falcone, no wrestling; Milena Santana, da EE Dom João de Souza Lima, no wrestling; João Oliveira, da EE Belarmino Lins, no wrestling; Gustavo da Silva, da EE Cacilda Braule Pinto, no taekwondo.
Já com a medalha de prata, estão os atletas Junior Sosa, da EE Adalberto Vale, no karatê; Juliany Cavalcante, do Eeti Maria Izabel Ferreira Xavier, no atletismo; Sthefany Guedes, da EE Profª Leonilia Marinho, no wrestling; Felipe Motta, da EE Walton Rodrigues, no wrestling; Otávio Rodrigues, da EE Osmar Pedrosa, no wrestling;
Entre os medalhistas de bronze, estão os atletas Ana Clara Pacheco, aluna da EE Coronel Pedro Câmara, na ginástica artística; Emily Benevides,da EE Professor Eunice Serrano, no badminton; Yandra de Souza e Madson Barbosa; Kayane Neves, do Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM 1), no karatê; Maria de Souza, da EE Paula Mourão, no karatê; Ana Júlia Teixeira, da EE Almirante Ernesto, no karatê; Camila Vasquez, do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre, no karatê; o time de futsal masculino, composto por discentes do Eeti Balbina Mestrinho e a estudante Sarah Costa, da EE Liberalina Weill.
Sobre o JEBs 2023
Organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar, o JEBs 2023 tem o objetivo de fomentar a participação dos estudantes-atletas brasileiros da Educação Básica, em atividades desportivas. Nesta edição, todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, têm representantes na competição, que é destinada para estudantes-atletas, entre 12 e 14 anos.
Entre as modalidades coletivas e individuais que foram disputadas ao longo da competição em Brasília, estão: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, wrestling, xadrez, ginástica rítmica, basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia. Além da rede estadual, a delegação amazonense é composta também por alunos atletas da rede municipal e particular de ensino.