Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Defensoria recomenda à Prefeitura de Manaus fixação de placas sobre gratuidade de transporte público a idosos em terminais e ônibus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Defensoria recomenda à Prefeitura de Manaus fixação de placas sobre gratuidade de transporte público a idosos em terminais e ônibus
Gestão Estadual

Defensoria recomenda à Prefeitura de Manaus fixação de placas sobre gratuidade de transporte público a idosos em terminais e ônibus

5 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
Equipes da DPE-AM orientaram passageiros nos ônibus e terminais Fotos: Clóvis Miranda/DPE-AM

A defensoria pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) recomendou à Prefeitura de Manaus que realize a fixação de placas e adesivos em todos os terminais e no interior dos ônibus do transporte coletivo da cidade, informando o direito à gratuidade para idosos a partir de 60 anos. A ação foi adotada após fiscalização realizada, nesta quinta-feira (1°), no Terminal de Integração 5 (T5), no bairro São José, na Zona Leste da capital, onde foi constatada a ausência de publicidade sobre o tema. 

A ação expedida no Dia Internacional do Idoso recomenda ainda que o município faça campanha de conscientização para a população idosa sobre o direito à gratuidade e destaque que para acessá-la, é necessário apenas a apresentação de documento de identidade, conforme a Lei Federal n° 10.741, de 1° de outubro de 2003. A campanha deve alertar sobre a entrada prioritária pela porta dianteira dos veículos e o direito a poltronas reservadas. 

De acordo com o defensor público Rodolfo Lôbo, autor da recomendação, também foi sugerido à prefeitura que promova a capacitação de servidores municipais que atuam nos terminais de ônibus, bem como de funcionários das empresas de transporte de passageiros sobre a gratuidade, atenção prioritária, entrada dos idosos nos coletivos e espaços reservados para eles. 

Durante a fiscalização, Rodolfo conversou com usuários do transporte coletivo e ouviu reclamações sobre más condições e lotação nos ônibus, falta de distanciamento em filas, ausência de pias com água e sabão, além de dispensers com álcool em gel para prevenção contra a Covid-19, entre outras.  

“Fizemos a fiscalização para entender como a população idosa está sendo tratada nos terminais e ônibus de Manaus. Ouvimos a população e constatamos a veracidade das reclamações. Percebemos que idosos que têm direito à gratuidade no transporte público e de entrar no terminal, apresentando somente o documento de identificação, não estão conseguindo acessá-lo. Não há placas informando sobre a gratuidade. E quando os idosos entram nos ônibus, não encontram assentos reservados vazios. Percebemos também que os terminais não estão adaptados para a pandemia, uma vez que não há equipamento para higienização como pia, sabão e água ou álcool em gel. 

A aposentada Maria Pereira, 72, contou que já foi derrubada após ser empurrada, em uma aglomeração, para entrar no ônibus da linha 093, que realiza o transporte para a comunidade Bela Vista, no bairro Puraquequara, na zona leste. “Ninguém respeita a prioridade dos idosos para entrar nos ônibus. Não tem funcionário da prefeitura para evitar que esse desrespeito aconteça. Nesses tempos de pandemia, a situação fez foi piorar. Fui derrubada depois que me empurraram, tentando entrar no ônibus e fui parar no Hospital João Lúcio”, disse. 

Parceria – A recomendação da Defensoria foi expedida após visita técnica realizada no terminal, em parceria com a Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), por meio da Secretaria Executiva Adjunta da Pessoa Idosa (Seadpi), delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI) e Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM). 

A partir do encaminhamento e ciência da recomendação, o Município tem três dias para responder e informar as medidas que serão implementadas ou as razões para o não acolhimento. Caso não haja resposta, a Defensoria PODE recorrer a medidas judiciais para que o município seja obrigado a cumprir as sugestões. 

Tags:Estado do AmazonasFiscalizaçãoManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sefaz alerta para golpe em nome da Campanha Nota Fiscal Amazonense
Próximo artigo Governo do Estado ilumina Teatro Amazonas em lançamento do Outubro Rosa 2020

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

2 semanas atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

2 semanas atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

3 semanas atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

3 semanas atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

3 semanas atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

3 semanas atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

3 semanas atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

3 semanas atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

3 semanas atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

3 semanas atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

3 semanas atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

3 semanas atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?