Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Defensoria passa a integrar Comitê Municipal para Erradicação do Subregistro Civil de Nascimento
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > Defensoria passa a integrar Comitê Municipal para Erradicação do Subregistro Civil de Nascimento
Governo do Estado

Defensoria passa a integrar Comitê Municipal para Erradicação do Subregistro Civil de Nascimento

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 30 de maio de 2022
3 Min Lidos
Compartilhar


Há 28 minutos
Por Agência Amazonas

Comitê foi reativado nesta segunda-feira (30) com proposta de ampliar o acesso à documentação básica na capital

FOTO : Evandro SeixasA Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) vai compor o Comitê Gestor Municipal de Políticas Públicas para Erradicação do Subregistro Civil de Nascimento, reativado nesta segunda-feira (30), na sede da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). Além de garantir acesso à cidadania, por meio da emissão do registro de nascimento, o grupo pretende ainda facilitar o acesso à documentação na capital.

Para a defensora pública Rosimeire Barbosa, coordenadora da Família da DPE-AM, a reunião foi positiva, pois vai reunir vários órgãos para a troca de informações e minimizar o problema do subregistro. “No interior essa questão é mais sensível, mas aqui em Manaus também temos esse problema. Eu acredito que a Defensoria vai ser essencial no comitê porque a gente trabalha na linha de frente, estamos por dentro de como isso acontece e temos uma vasta experiência no setor de registros públicos”, explicou.

Apesar da relevância do tema, não existem dados concretos sobre pessoas que não possuem registros de nascimento no Estado.

O grupo

Além da Defensoria, o Comitê para Erradicação do Subregistro Civil é composto ainda pela Semasc, que vai liderar o grupo, além das Secretarias Municipais de Educação (Semed), Saúde (Semsa), Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Amazonas (Arpen-AM).

“Hoje, em Manaus, temos uma população de quase 3 milhões de habitantes e nós não temos dados centralizados para avaliarmos o número de pessoas sem o registro de nascimento para garantirmos o acesso à cidadania. E sem esse documento, a pessoa fica impossibilitada de ser incluída em qualquer benefício ou programa social, sem contar na dificuldade para receber saúde, educação e outras políticas públicas”, destacou a subsecretária da Semasc, Graça Prola.

Agenda

A partir de agora, os integrantes do Comitê vão trabalhar para elaborar um plano de atuação e definir como será, na prática, a participação de cada integrante. A expectativa é criar ainda uma agenda positiva para chamar a atenção da população, bem como proporcionar a troca de informações entre os órgãos envolvidos, para que dessa forma o acesso à documentação seja ampliado em Manaus.

Uma próxima reunião ficou agendada para o dia 21 de junho, na sede da Defensoria Pública. “A gente espera avançar para que possamos diminuir os casos de sub-registros aqui na capital”, complementou a defensora.

Tags:EmpreendedorismoEstado do AmazonasGovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadoManausWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Nacional

Paula Litaiff: Da Imprensa à Pesquisa, Fortalecendo o Diálogo sobre Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

O Legado de Paula Litaiff e a Contribuição para a Pesquisa em Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: O Olhar da Comunicação para a Pesquisa da UFAM sobre Gênero e Poder

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff e a UFAM: Liderança Feminina e Resiliência na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff Fortalece o Gepos da UFAM: Um Novo Capítulo para a Pesquisa em Gênero na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: Reforço Estratégico para o Gepos da UFAM e a Pesquisa em Gênero e Poder na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?