Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Declaração conjunta da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, e do ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Brasil > Declaração conjunta da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, e do ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide
BrasilMeio Ambiente

Declaração conjunta da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, e do ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, recebeu nesta quarta-feira (22/3), em Brasília, o ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide. Os dois ministros se reuniram para discutir e reafirmar a parceria bilateral em clima e florestas, que completa 15 anos. Em 2008, o Brasil lançou o Fundo Amazônia, enquanto a Noruega lançou sua Iniciativa Internacional para o Clima e Florestas (NICFI). Por meio do Memorando de Entendimento bilateral de 2008, a Noruega apoiou o Fundo Amazônia, que se tornou modelo para várias outras parcerias bilaterais. Nos anos seguintes, o Brasil continuou a alcançar uma redução notável do desmatamento na Amazônia e apresentou um dos mais importantes resultados de mitigação climática do mundo.A ministra Marina Silva destacou que o Brasil continuará fortalecendo esta importante parceria sobre clima e florestas com a Noruega para alcançar resultados ambiciosos no enfrentamento da crise climática global, acabando com o desmatamento e promovendo o desenvolvimento sustentável. A ministra também reiterou a sua intenção de fortalecer a cooperação de longo prazo com a Noruega e de fomentar o Fundo Amazônia como um mecanismo robusto e transparente de pagamento por resultados, com sólida governança e rigor técnico-científico.
O ministro Espen Barth Eide destacou que o compromisso de Marina Silva e do novo governo brasileiro em proteger a floresta amazônica é inquestionável. Sinalizou ainda que o Brasil mostrou liderança global no passado e está fazendo isso novamente agora. Também enfatizou que a comunidade internacional não deve poupar esforços para mobilizar todas as ferramentas e recursos disponíveis para fazer parceria com o governo brasileiro, e que a Noruega está profundamente comprometida em permanecer como um parceiro próximo e de longo prazo do Brasil.
Os ministros concordaram com a importância de uma operacionalização rápida dos recursos disponíveis no Fundo Amazônia para apoiar as necessidades críticas identificadas pelo Brasil para reduzir o desmatamento e promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo na região amazônica. A Noruega se comprometeu a apoiar os esforços do Brasil para mobilizar recursos adicionais para o Fundo Amazônia.
Os ministros também concordaram que é necessário aumentar a cooperação, o financiamento público e privado e os investimentos de uma ampla gama de fontes para apoiar a ambição do Brasil. Nesse contexto, ambas as autoridades se comprometeram a trocar pontos de vista sobre a melhor forma de aproveitar as oportunidades emergentes de diferentes abordagens, incluindo pagamentos baseados em resultados e mercados jurisdicionais de carbono.
Ambas as autoridades elogiaram os resultados e recomendações da primeira reunião do Comitê Gestor do Fundo Amazônia (COFA) em 2023, bem como as prioridades e estratégias estabelecidas, incluindo o apoio urgente às populações indígenas e o combate às atividades ilegais.
Os ministros também concordaram que são necessários mais cooperação e investimentos de diversas fontes para apoiar a ambiciosa ação florestal e climática do Brasil, incluindo financiamento público e privado.
Durante o encontro, Marina Silva destacou o forte compromisso do Brasil em prevenir e combater o desmatamento, promover a bioeconomia, fomentar a produção rural e a silvicultura sustentáveis, proteger os povos indígenas e as comunidades tradicionais, ao mesmo tempo em que reforça o desenvolvimento socioeconômico do país.
Durante o encontro, Espen Barth Eide destacou a ambição do Brasil de fortalecer o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAm) e elaborar planos similares para os demais biomas do país.
Além de suas contribuições ao Fundo Amazônia, a Noruega afirmou a intenção de continuar colaborando com o Brasil e investir em ações destinadas a apoiar o cumprimento das prioridades brasileiras, incluindo seus esforços para deter o desmatamento, combater a degradação florestal, restaurar florestas e outros ecossistemas.

Tags:manchetemeio ambienteWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto social ‘Tarifa 10’ vai contemplar famílias em situação de extrema pobreza
Próximo artigo Roberto Sabino visita famílias vítimas de alagação no conjunto Barra Bela, no Parque 10

Mais notícias desta categoria

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

8 meses atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

8 meses atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

8 meses atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

8 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

8 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

8 meses atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

8 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

8 meses atrás

Em visita institucional, MP do Amazonas estreita laços e reafirma compromisso com servidores

8 meses atrás

Ministério Público do Amazonas ajuíza ação civil pública contra o Estado por falta de estrutura na delegacia de Boca do Acre

8 meses atrás

Ouvidora-geral do MPAM participa da 73ª Reunião Ordinária do CNOMP

8 meses atrás

MPAM acompanha programa de renda em Itamarati, após detectar possíveis falhas nos critérios de seleção

8 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para investigar falta de pagamentos na contratação de viaturas pela SSP-AM

Ministério Público do Amazonas conclui curso de mediação e prevenção ao assédio moral no trabalho

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

MP do Amazonas firma acordo com a prefeitura de Tefé para criação de junta de recursos de infrações no trânsito

MPAM acompanha programa de renda em Itamarati, após detectar possíveis falhas nos critérios de seleção

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?