Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Debatedores defendem identificação biométrica de recém-nascidos em comissão da Câmara
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Debatedores defendem identificação biométrica de recém-nascidos em comissão da Câmara
Nacional

Debatedores defendem identificação biométrica de recém-nascidos em comissão da Câmara

1 mês atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

27/11/2025 – 10:31  

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Para Flávia Morais, a identificação neonatal PODE reduzir o desaparecimento de crianças

Cerca de 20 mil crianças e adolescentes, de zero a 17 anos, desaparecem todo ano no Brasil. Desse número, estima-se que 10% jamais serão encontrados. A questão preocupa a Comissão de Previdência, assistência social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados, que realizou audiência pública nesta terça-feira (25) para debater o Programa de Identificação do Brasil, com ênfase na identificação neonatal e na subtração de crianças e adolescentes no país.

A deputada Flávia Morais (PDT-GO), que propôs o debate, acredita que a Carteira de Identidade Nacional (CIN) PODE ser um instrumento eficiente para reduzir os casos de desaparecimento e para ajudar a reencontrar as crianças.

A CIN é um documento único e padrão para todo o país, que vai substituir gradualmente o antigo Registro Geral (RG), até 2032. O documento adota o CPF como número de registro geral e oferece mais segurança, por meio da biometria, e a possibilidade de integração de todo o país em um banco de dados único.

O presidente do Instituto Internacional de Identificação, Célio Ribeiro, informou que o governo federal incluiu a biometria do recém-nascido e da mãe no programa. Ele explicou que, ainda na maternidade, são registradas imagens e impressões digitais do bebê e da mãe, que são transmitidas para o órgão oficial de identificação.

“Com isso, nós teremos já no primeiro momento de nascimento da criança essa identificação no sistema biomédico federal do Brasil. Isso implica na total garantia de que num movimento de subtração ou de rapto dessa criança e numa tentativa de sair numa fronteira, por exemplo, é facilmente identificado”, disse.

Célio Ribeiro ressaltou ainda a necessidade de o sistema ser implantado em todo o país de maneira regular e constante. Atualmente, 14 estados já estão iniciando o registro nas maternidades.

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Delegado Webert dos Santos explicou o projeto de identificação neonatal de Goiás

Goiás
O estado de Goiás foi um dos primeiros a adotar a identificação biométrica logo após o parto. O delegado da polícia Civil Webert Leonardo Lopes dos Santos informou que o sistema começou nas maternidades públicas goianas em 2019.

Webert dos Santos disse ainda que, este ano, começaram os testes com novos equipamentos, envolvendo policiais e profissionais da saúde.

“O protocolo prevê a identificação ainda em ambiente de parto, respeitados os procedimentos de segurança sanitários da mãe e do bebê. É feita ali uma coleta biométrica do dedo polegar e do indicador da mãe e do bebê”, disse.

“Por ocasião da alta, é feita uma verificação para que se comprove que aquela mãe que está recebendo alta e saindo da maternidade com bebê, de fato, é aquela que foi identificada na sala de parto”, acrescentou.

“Uma terceira etapa desse protocolo é envolver os cartórios de registro de pessoas naturais. Para que a família saia com o requerimento do documento de identidade nacional ali ainda em ambiente hospitalar”, concluiu.

Reportagem – Mônica Thaty
Edição – Marcia Becker

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova proibição de distinção de gênero em concursos e carreiras da PM e dos bombeiros
Próximo artigo Especialista alerta para perigos do acesso de crianças à internet sem supervisão; assista

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova projeto que destina recursos da loteria esportiva para Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente

13 horas atrás

Comissão aprova proposta que veda a separação de presos por facção criminosa

14 horas atrás

Comissão aprova recursos para acessibilidade e incentivo a bibliotecas comunitárias

15 horas atrás

Comissão aprova carteira nacional para pacientes com doenças crônicas e transplantados

16 horas atrás

Comissão aprova incentivo para energia renovável em novas construções

16 horas atrás

Comissão aprova preferência por profissionais mulheres no atendimento a vítimas de violência doméstica

17 horas atrás

Comissão aprova exigência de programa de integridade para contratos a partir de R$ 10 milhões

17 horas atrás

Lei inclui manutenção de praças e parques entre diretrizes da política urbana

18 horas atrás

Lula veta projeto que reduz penas de condenados por tentativa de golpe de Estado

21 horas atrás

Comissão aprova exigência de avaliação odontológica precoce para autistas não verbais

21 horas atrás

Comissão aprova projeto que obriga SUS a elaborar protocolo para tratamento de sintomas do climatério

2 dias atrás

Lei oficializa Julho Dourado para promover saúde animal e prevenir zoonoses

2 dias atrás
Nova lei reconhece a profissão de multimídia
Comissão aprova valorização de guias e agentes de turismo na política nacional do setor
Nova lei pode ampliar acesso à internet banda larga
Comissão aprova regras mais duras para crimes graves, incluindo restrição a benefícios
Comissão aprova programa para combater cyberbullying contra pessoas com deficiência
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?