Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Debatedores defendem aprovação de projeto que amplia proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Debatedores defendem aprovação de projeto que amplia proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital
Nacional

Debatedores defendem aprovação de projeto que amplia proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital

2 horas atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

06/08/2025 – 16:21

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Jadyel Alencar: “É o projeto mais importante em discussão na Câmara”

Em debate na Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados na terça-feira (5), deputados e especialistas defenderam a aprovação do Projeto de Lei 2628/22, que prevê medidas de segurança para crianças e adolescentes no ambiente digital.

A proposta em análise na Câmara determina que os produtos ou serviços de tecnologia da informação direcionados a crianças e adolescentes, ou que possam ser utilizados por eles, devem garantir a proteção prioritária desses usuários e assegurar um nível elevado de privacidade.

Os debatedores destacaram o aumento do número de casos envolvendo jovens em crimes digitais, seja como vítimas ou como reprodutores da violência.

Secretária de direitos digitais do Ministério da justiça e Segurança Pública, Lilian Cintra de Melo informou que atualmente o órgão recebe cerca 2,7 mil notificações diárias sobre conteúdos inadequados na internet que estão disponíveis para crianças e adolescentes.

“A gente vê muito conteúdo de ódio, discriminatório, de misoginia e tem diminuído a idade dos perpetradores dessas violências. Em muitos desses casos, quem comete o crime também é criança ou adolescente. A gente hoje está com o sinal de alerta ligado e chamamos a atenção das autoridades, das famílias, para a solução desse problema”, afirmou.

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Lilian Cintra alertou sobre aumento do conteúdo de ódio, discriminatório e de misoginia

O deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI) apontou a regulamentação das plataformas e do acesso ao uso de conteúdo como essencial para proteger crianças e adolescentes, assim como a restrição do tempo de tela pelas famílias.

“O Projeto de Lei 2628/22 é o mais importante que tramita na Câmara dos Deputados neste exato momento. Porque ele não trata só do presente, ele trata do presente das nossas crianças, dos nossos adolescentes e também do futuro, que amanhã essas pessoas serão adultos e nós precisamos tratar hoje para que amanhã tenhamos adultos saudáveis”, declarou.

classe média
Juíza da Vara da Infância e Juventude da cidade do Rio de Janeiro, Vanessa Cavalieri afirmou que, a partir de 2019, houve uma mudança no perfil de jovens infratores. Adolescentes de famílias de classe média e alta passaram a cometer crimes que envolvem o uso da tecnologia sem a supervisão dos adultos.

Entre eles, a juíza destacou atentados em escolas, incentivo ao suicídio, automutilação e transtornos alimentares, tortura de animais, pedofilia e racismo.

Segundo Vanessa Cavalieri, é necessária a verificação da idade dos usuários e a responsabilização das grandes empresas de tecnologia, as big techs, para evitar que menores tenham acesso a conteúdos que os tornem mais tolerantes à violência. “É preciso que haja regulamentação da responsabilidade das big techs. Como diz a nossa Constituição, é dever de todos, da família, da sociedade, do Estado. As plataformas e as empresas de tecnologia fazem parte da sociedade e têm responsabilidade social, têm função social e precisam se comprometer com esse cuidado.”

A juíza também ressaltou a importância de supervisão das famílias do conteúdo que os filhos consomem na internet. “É preciso que todo mundo que tem filhos menores de 18 anos supervisione o ambiente virtual. Não é um ambiente seguro, é como uma rua perigosa. Da mesma forma que eles não vão sozinhos para a rua sem supervisão, sem os pais nem saberem onde estão indo, também não podem ficar sozinhos no ambiente virtual”, disse.

Reportagem – Mônica Thaty
Edição – Geórgia Moraes

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova isenção do Imposto de Renda para pessoas com deficiência e responsáveis legais
Próximo artigo Comissão discute denúncias de violações processuais em inquéritos e ações no STF

Mais notícias desta categoria

Projeto autoriza presos a prestar serviço em abrigos de proteção a animais

10 minutos atrás

Comissão aprova penas mais rígidas para comércio ilegal de materiais usados em serviços públicos

15 minutos atrás

Comissão aprova projeto que reduz custos de desativação de instalações petrolíferas

1 hora atrás

Comissão discute denúncias de violações processuais em inquéritos e ações no STF

2 horas atrás

Comissão aprova isenção do Imposto de Renda para pessoas com deficiência e responsáveis legais

2 horas atrás

Para debatedores, inteligência artificial pode ajudar idosos a cuidar da saúde

2 horas atrás

Comissão aprova dedução de gastos com órteses e tecnologia assistiva

3 horas atrás

Comissão aprova ampliação de cuidado integral às pessoas autistas adultas e idosas

3 horas atrás

Cancelado debate com o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República

6 horas atrás

Comissão aprova projeto que estimula empreendedorismo de pessoas idosas

6 horas atrás

Comissão aprova proibição de coleiras que causam dor ou choque em animais

6 horas atrás

Comissão debate futuro da profissão de personal bronze

9 horas atrás

Especialistas alertam para conteúdos violentos direcionados a crianças e adolescentes em plataformas digitais

Motta determina cancelamento da sessão e marca reunião de líderes para esta quarta-feira

Comissão realiza audiência com ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República

Conselho de Ética sorteia relatores de processos contra André Janones e Gilvan da Federal

Projeto prevê que Fundo Nacional do Esporte receba recurso das bets

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?