Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Debatedores criticam Argentina por acirrar disputas no rio Paraná
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Debatedores criticam Argentina por acirrar disputas no rio Paraná
Nacional

Debatedores criticam Argentina por acirrar disputas no rio Paraná

5 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

20/05/2025 – 20:08  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Comissão de Relações Exteriores debateu o assunto

Representante do governo e empresários criticaram nesta terça-feira (20) a falta de transparência da Argentina na gestão da hidrovia Paraguai-Paraná. Segundo eles, a atuação do governo argentino tem contribuído para acirrar as disputas na mais extensa hidrovia da América do Sul.

Eles participaram de debate na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

A hidrovia, com 3.4 mil km de extensão, deverá conectar Cáceres (MT) a Nueva Palmira (Uruguai), facilitando o transporte de cargas e o comércio entre os países do estuário da Prata.

Para o embaixador João Marcelo Galvão de Queiroz, que dirige o departamento de América do Sul do Ministério das Relações Exteriores, as relações intergovernamentais sobre a hidrovia devem pautar-se pela “previsibilidade regulatória” e busca de consenso. “E a gente só alcança isso trabalhando pela construção de um regime jurídico comum na região. O pior cenário possível é cada país se atribuir a soberania e atribuir as medidas que quiser sobre a cobrança de tarifas. Aí, todos nós vamos estar batendo cabeça nos próximos anos”, disse.

Ele avalia que o consenso sobre a gestão da hidrovia Paraguai-Paraná requer uma “mudança de mentalidade”, tendo em vista que o histórico de relações entre os países do estuário do Prata é baseado na competição. “Estamos avançando pouco a pouco para um cenário de cooperação”, disse.

O Brasil ocupou a presidência pro-tempore do comitê intergovernamental da hidrovia entre agosto de 2023 e março de 2025.

O deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), que solicitou o debate, afirmou que o Brasil  “não PODE ficar a mercê de outros”, sobretudo diante dos impactos negativos na competitividade das comodities.

Ele cobrou da diplomacia brasileira atuação no comitê gestor para garantir mais transparência na próxima licitação do trecho argentino.

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

João Acácio Gomes: licitação inviabilizou participação de empresas do Mercosul

Falta de transparência
Sobre a última licitação aberta pela Argentina, que ao final foi cancelada, o presidente da empresa brasileira de dragagem DTA, João Acácio Gomes de Oliveira Neto, questionou o que chamou de “vícios de direcionamento” no edital. Em sua opinião, isso inviabilizava a participação de empresas do Mercosul.

Ele defendeu que a concessão do trecho – segundo ele, o maior projeto de dragagem do mundo – seja fatiada entre diversas empresas, com o objetivo de baratear o custo do pedágio. Ele estima que o lucro anual da concessionária estaria na ordem de U$ 400 milhões.

“O governo brasileiro não está só interessado em ter um pedágio menos custoso, mas na oportunidade de as empresas brasileiras virem a trabalhar [na hidrovia], porque hoje as empresas do Mercosul que têm interesse nisso não têm oportunidade de participar de uma obra desse porte”, disse.

Redução de custos
O presidente da DTA acredita que em 2030 a hidrovia deverá movimentar 140 milhões de toneladas de carga, sendo 1/3 de origem brasileira. Segundo ele, os produtores de commodities estão com os interesses voltados para as vias fluviais como meio de escoar seus produtos por menor custo.

A representante da Confederação da agricultura e pecuária do Brasil (CNA), Elisângela Pereira Lopes, concordou que o foco para a redução de custos do setor é a expansão do modal hidroviário. “A soja ou o milho saindo de Sorriso até Santos, quando é por transporte predominantemente rodoviário, custa U$ 120 dólares por tonelada. Quando você coloca um rio no meio, esse custo cai para U$ 108 dólares por tonelada, ou seja, quase 15% a menos”, disse.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Geórgia Moraes

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior CCJ aprova exigência de laudo detalhado de perícia médica do INSS
Próximo artigo Motta afirma que revista jurídica da Câmara vai ajudar na promoção da estabilidade institucional do País

Mais notícias desta categoria

Câmara aprova projeto que prevê ação de psicólogos para melhorar relações interpessoais nas escolas

6 horas atrás

Câmara aprova adesão do Brasil a convênio do Fundo Multilateral de Investimentos do BID

6 horas atrás

Câmara aprova projeto que cria o Dia Nacional da Proteção de Dados

6 horas atrás

Câmara aprova projeto que prevê planos de ação e metas para primeira infância

6 horas atrás

Projeto abre crédito suplementar para diversos órgãos do governo

7 horas atrás

Projeto aumenta orçamento das empresas estatais

7 horas atrás

Governo abre crédito suplementar de R$ 13,5 milhões para o STJ

7 horas atrás

Câmara aprova criação do Selo Compromisso com a Primeiríssima Infância para premiar municípios

7 horas atrás

Projeto inclui ações da Telebras no orçamento de investimentos das estatais

7 horas atrás

CCJ aprova inclusão de informação sobre doença crônica na nova carteira de identidade

7 horas atrás

CCJ aprova projeto que permite formação de consórcios entre escritórios de advocacia

9 horas atrás

Câmara aprova prioridade para inquéritos e processos relacionados a crimes contra a vida de crianças

9 horas atrás
Crise climática mobiliza Congresso na preparação da COP30
Comissão aprova obrigar serviço de transporte por aplicativo a promover conscientização sobre proteção a passageiras
PEC da Segurança Pública divide opiniões sobre integração das forças policiais
CCJ aprova regra para remover conteúdo na rede idêntico ao considerado ilegal pela Justiça
Comissão de Constituição e Justiça aprova síndrome de Tourette como deficiência para fins legais
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?