Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Debate nacional sobre reabilitação das áreas centrais urbanas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Debate nacional sobre reabilitação das áreas centrais urbanas
Gestão EstadualGestão Municipal

Debate nacional sobre reabilitação das áreas centrais urbanas

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Em Recife (PE), a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), apresentou, nesta quarta-feira, 12/6, o programa “Nosso Centro”, no 1º Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais, que reúne pesquisadores, gestores públicos, técnicos e especialistas de todo o Brasil para discutir políticas públicas integradas para a reabilitação urbana.

Com o Painel Manaus, o diretor de Planejamento Urbano do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, abordou a experiência da capital amazonense na reabilitação de sua área central.

“Temos resultados com o programa, como hoje a área do mirante Lúcia Almeida estar sendo muito visitada e procurada desde a contemplação até a gastronomia regional, exposições e diversos eventos que estão acontecendo no local. Estamos levando pessoas para uma área que antes estava abandonada e degradada, que foi reformada com projeto arquitetônico e que tem a vista do rio Negro. Reafirmamos que existe sim a possibilidade de se criar estruturas, reformas, retrofit e reabilitação urbanas”, explicou Cordeiro.

O arquiteto lembrou que antes existia zero de área pública e que atualmente há mais de seis mil metros quadrados construídos, além do píer turístico que complementa e reforça a questão do turismo na capital. “Manaus era precária neste quesito e hoje temos um local totalmente estruturado e seguro para realizar um circuito de passeios fluviais de pequenas e médias embarcações”, comentou.

Cordeiro reafirmou que Manaus tem condição de ser um hub turístico com os projetos entregues recentemente e com os projetos que estão em construção, como o parque Encontro das Águas Rosa Almeida, e sempre com a tendência de contemplação da paisagem. “Temos absoluta certeza que o ‘Nosso Centro’ está no caminho certo, com um território rico a ser explorado pelo turismo e pelos moradores da cidade na área mais antiga de Manaus, e queremos contar a sua história”.

Capital

Em Manaus, as ações se estruturam em torno de intervenções de projetos arquitetônicos, especialmente na recuperação e reuso de edifícios históricos degradados e sem uso, atribuindo uma nova função relacionada a lazer, turismo e habitação, e no entorno desses locais, requalificando ruas e espaços públicos.

O Painel Manaus contou com a participação de Rodrigo Capelato, docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e com a mediadora Mariana Asfora, presidente do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, da Prefeitura de Recife.

O evento

O evento, organizado pela Prefeitura de Recife, por meio do Gabinete do Centro do Recife (Recentro), pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com apoio do Ministério das Cidades e da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos, tem como objetivo discutir e propor soluções para a revitalização dos centros urbanos brasileiros. A ideia é estruturar um acordo de cooperação técnica entre as cidades envolvidas na rede de urbanismo em áreas centrais, criado em 2023.

O encontro será um espaço para o compartilhamento de experiências bem-sucedidas de políticas públicas, planos, programas e projetos voltados à reabilitação de áreas centrais urbanas. Por intermédio de painéis, mesas-redondas e oficinas, os participantes poderão trocar conhecimentos e debater os principais desafios e oportunidades para a revitalização urbana no Brasil. Atualmente, participam do acordo de cooperação técnica as cidades do Recife, Salvador (BA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS) e São Luís (MA).

“O encontro demonstra que Recife, mais uma vez, está na vanguarda, redefinindo as discussões sobre o futuro dos centros urbanos das cidades. A gente está reunindo profissionais, gestores e pesquisadores com o objetivo de discutir experiências pioneiras colocando a participação ativa do poder público, das universidades, entidades privadas e da própria população. Queremos que o exemplo que criamos em Recife, com Programa Recentro, sirva de inspiração”, concluiu a chefe do Recentro, Ana Paula Vilaça.

— — —

Texto – Claudia do Valle e Divulgação/Implurb

Fotos – Implurb/Divulgação

   

Tags:ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Dez USFs estão participando do programa Uapi
Próximo artigo Guarda Municipal deteve suspeito por tráfico de drogas e porte ilegal de armas

Mais notícias desta categoria

Procon-AM notifica cinema – Entrada de alimentos externos

5 horas atrás

Incineração de Drogas: O Governo do Amazonas Age

9 horas atrás

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

8 meses atrás

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

8 meses atrás

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

8 meses atrás

Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

8 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás

Graduandos em Pedagogia da Fametro visitam a Câmara Municipal de Manaus

8 meses atrás

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás

Atendimento da Unidade Móvel de Saúde da Mulher na zona Leste

Prefeitura de Manaus realiza encontro sobre práticas pedagógicas inovadoras na educação infantil

Av. Mário Ypiranga Monteiro será liberada nesta segunda-feira

Concurso público da Câmara: gabarito da prova objetiva será divulgado amanhã (19/11)

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?