Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: De olho no futuro, MPAM estuda implementação de IA generativa no órgão
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > De olho no futuro, MPAM estuda implementação de IA generativa no órgão
AmazonasGestão EstadualMeio Ambiente

De olho no futuro, MPAM estuda implementação de IA generativa no órgão

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Criado: Terça, 16 Julho 2024 17:13

Reunião realizada na tarde desta terça-feira (16/07), contou com representante de empresa de renome na área de aconselhamento digital

Uma primeira conversa breve, mas essencial para os futuros passos da instituição. É como PODE ser definida a reunião ocorrida entre o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) e representantes da Gartner, empresa da área de aconselhamento digital, sobre a implementação de inteligência artificial (IA) nas rotinas do parquet, na tarde desta terça-feira (16/07). A IA generativa é uma categoria de inteligência artificial que PODE criar novos textos, imagens, vídeos, áudios ou códigos em linguagem comum.

O bate-papo, que teve como anfitriã a subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos do MPAM, Lílian Stone, abordou a importância dessa tecnologia em órgãos da esfera pública, bem como exemplos práticos de utilização diária. “Trata-se de um enorme avanço para o Ministério Público, com benefícios que podem alcançar desde tarefas do nosso expediente diário até o atendimento ao público, que é o grande beneficiado com a nossa atuação”, afirmou.

Especialista da área, Erick Sobreiro, sócio executivo da Gartner, explicou que o grande objetivo do bate-papo foi endereçar demandas do MPAM em relação a um plano para a implementação de IA. “Foi uma conversa muito profícua, pois nós estabelecemos algumas alternativas e ficou muito claro o interesse da gestão em relação ao uso dessas tecnologias. Agora, o próximo passo é definir os recursos necessários e as prioridades para que a gente, de fato, comece esse processo de implementar soluções que vão beneficiar tanto a área finalística, quanto administrativa”, afirmou.

Na visão de Sobreiro, o papel primordial de uma plataforma de inteligência artificial generativa em um órgão público é a redução dos tempos de processos, sejam eles administrativos, finalísticos ou de atendimento à população.

Workshop na quinta-feira (18)

Além da reunião, Sobreiro comandará um workshop, na manhã da próxima quinta-feira (18/07), no auditório Gebes Medeiros, na sede do MPAM, com o tema “A implementação de OKRs nas organizações públicas”. “OKR (sigla em inglês para “objetivos e resultados-chaves”) é uma metodologia para medir a progressão de sucesso em relação a sua estratégia. Nós utilizamos esse tipo de ferramenta para garantir que estamos alinhados com o objetivo estratégico. É muito comum no cotidiano, a gente se afastar um pouco dos objetivos da organização, porque nós temos muitos desafios mais urgentes”, adiantou o sócio executivo da Gartner.

Texto: Lennon CostaFoto: Hirailton Gomes

   

Tags:Estado do Amazonasinteligência artificial
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Parceria inédita entre Cetam e Instituto Autismo de Parintins oferta curso de informática básica
Próximo artigo Governo Presente: Idam leva curso ‘Hortas em Pequenos Espaços’ à ação de sábado, na Compensa

Mais notícias desta categoria

Ação de Cidadania: Direitos em Parintins

5 horas atrás

Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose

10 horas atrás

Governo do Amazonas: Parceria com Banco Mundial

10 horas atrás

Câncer de próstata: cuide-se desde a infância

11 horas atrás

Vistoria garante novas vagas de carga e descarga

1 dia atrás

Prefeitura avança na regularização fundiária em Manaus

1 dia atrás

Cigás testa protocolos de segurança em simulado de emergência

1 dia atrás

Inscrições para o 8º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia

1 dia atrás

Prefeitura remove 7,5 toneladas de cabos obsoletos

2 dias atrás

Vice-prefeito Renato Junior reinaugura escola municipal

4 dias atrás

ilhática amazônica – Arte e Isolamento Criativo

4 dias atrás

Água Boa: Wilson Lima transforma Benjamin Constant

4 dias atrás
Dia da Malária: Inovações e desafios no controle
Governador Wilson Lima: Combate ao Desmatamento Urgente
Prefeitura de Manaus reordenar terminais de ônibus
Escola da zona rural brilha na competição Steam 2025
Transporte escolar irregular – Segurança em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?