O Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, receberá o título de Cidadão do Amazonas, concedido pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A propositura de autoria do deputado Sinésio Campos (PT) estava marcada para acontecer no próximo dia 23 de maio, na sede do Poder Legislativo, mas teve que ser adiada.
Nesta data, Dom Leonardo Ulrich Steiner estará presente na Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), onde o Cardeal atua como vice-presidente da entidade e que acontecerá no mesmo período da homenagem,
Por conta do compromisso, onde acontecem debates de pautas relevantes sobre a Amazônia, o Arcebispo de Manaus solicitou nova data para realização da solenidade, que será agendada posteriormente pela Casa Legislativa.
A Conferência Eclesial da Amazônia, criada em 29 de junho de 2020, é um organismo episcopal que promove a sinodalidade (comunhão) entre as Igrejas da região, e ajuda a descrever o rosto amazônico da Igreja e tem o objetivo de encontrar novos caminhos à missão evangelizadora.
O cardeal Pedro Barreto, arcebispo de Huancayo (Peru) e atual presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), é o presidente da CEAMA.