Durante sessão plenária, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta segunda-feira (27), o deputado Comandante Dan (Podemos) declarou que considera um absurdo que 2023 encerre sem o anúncio da data-base das forças de Segurança Pública, que era aguardada para o dia 21 de abril.
Segundo o deputado, decorridos sete meses já houve o anúncio da data-base da educação, da data-base da saúde, mas o tripé dos serviços essenciais não se conclui. “Ainda aguardamos o anúncio da data-base dos agentes responsáveis pela aplicação da lei”, disse.
Câmara lembrou que os números mostram, nos últimos anos, um crescimento dos números da violência no Amazonas e apelou ao Governo Estadual para que a questão seja resolvida. “Confio na sensibilidade do Governador em perceber que houve atualização salarial da saúde e da educação, mas falta da segurança”, disse.
Dan Câmara apresentou proposta de emenda à Lei Orçamentária Anual de 2024, no valor de R$ 225 milhões, para garantir o pagamento da data-base dos profissionais da segurança pública. A LOA está tramitando na Assembleia Legislativa e deverá ser votada até 14 de dezembro próximo.
Tempo para a Polícia Militar
Dan Câmara também anunciou que deverá receber em plenário, nos próximos dias, o comandante da PM, coronel Marcos Klinger dos Santos Paiva, para que ele explane os planos para o final de ano e as prioridades de sua gestão.
Na opinião de Câmara, o Coronel Klinger é um policial de excelência e tem certeza que está planejando uma pronta-resposta às demandas do Centro de Manaus.