O deputado Dan Câmara (PSC) destacou durante a sessão plenária de quarta-feira, 26 de junho, a importância dos grandes eventos para o Amazonas, em especial Parintins. Ele exibiu um vídeo da operação realizada pela Polícia Militar do Amazonas em 2010, quando ele era o Comandante Geral daquela corporação, cargo que ocupou de 2008 a 2011.
“Naquele ano fizemos de Parintins um laboratório, um evento-teste, preparativo para a Copa de 2014 em Manaus”, disse o parlamentar. Ele falou da ação integrada com a adoção de diversas estratégias e o estabelecimento de parcerias com o comércio e com a indústria: “Jetskis, aeronaves, e toda a sorte de novas tecnologias foram utilizadas àquela época para uma ação exemplar da polícia militar e das forças de segurança na garantia da segurança do público que se deslocou ao evento, começando pelo porto e aeroporto de Manaus”.
Dan Câmara falou que eventos como o Festival de Parintins mostram claramente a necessidade da melhoria dos efetivos policiais civis e militares e dos bombeiros militares. Ele falou ainda que um dos indicadores de maior atrativo para o turista é a segurança: “seja nacional, seja internacional, o turista precisa se sentir seguro e confortável para se misturar em meio ao povo no evento, por isso operações como essa exigem uma quantidade muito expressiva de tropas”.
Ao desejar sucesso e segurança ao evento, o deputado Dan enfatizou que, além da dinamização e do crescimento da economia, é preciso que operações grandes como a operação Parintins deixem um legado: “ o que fica na cidade em relação à Saúde, à Segurança, à Educação, o que fica como legado?”.