Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Dan Câmara propõe novo PL mantendo a participação popular na segurança pública
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Dan Câmara propõe novo PL mantendo a participação popular na segurança pública
ALEAMGestão Estadual

Dan Câmara propõe novo PL mantendo a participação popular na segurança pública

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

O deputado Comandante Dan (Podemos) protocolou no Legislativo Estadual o PL 194/2024, que “Estabelece diretrizes para promover a participação popular na prevenção e repressão qualificada de crimes, bem como na investigação de infrações, por meio do fornecimento de informações às autoridades de segurança pública estaduais”.

O projeto de lei ordinária deverá ser conhecido como “Lei de Incentivo à Participação Popular” e mantém os princípios de outro projeto proposto pelo deputado, aprovado em plenário e vetado pelo governador: “A Lei da Recompensa”, PL 631 de 2023, que  dispunha  recompensar os cidadãos por informações que auxiliassem os órgãos de segurança estaduais na prevenção, repressão e investigação de crimes.

“Estamos oportunizando a participação popular junto às forças de segurança pública, proporcionando proximidade e uma relação de confiança mútua entre cidadão e policial, o princípio é preconizado pela lei nacional de segurança e precisamos aplicá-lo no Amazonas”, declarou Dan Câmara.

Para reapresentar o tema, o deputado afirmou que o projeto de lei foi reestudado e estabelece o oferecimento de incentivos como forma de promover a participação popular na prevenção da violência, na repressão qualificada e na investigação de crimes, pelo fornecimento de informações às autoridades de segurança pública estaduais. Os incentivos poderão ser concedidos sob a forma pecuniária, assegurado o pagamento através de doações, parcerias, emendas orçamentárias e de verbas previstas.

Aprovada no ano passado, por unanimidade dos legisladores, com parecer favorável das comissões técnicas, inclusive da Comissão de Constituição e justiça, e encaminhada à sanção do governo estadual, a “Lei da Recompensa” foi vetada, sob argumentos de “vício de iniciativa”, “suposta transferência de encargos financeiros advindos da prestação de serviços públicos sem a previsão de fonte orçamentária” e infração a “artigos da Lei de responsabilidade fiscal”.

Na análise do veto pelo colegiado de parlamentares, o parecer da relatora, deputada Débora Menezes (PL), e dos membros da comissão espacial, deputados Cabo Maciel (PL) e George Lins (UNIÃO Brasil), foi pela derrubada do veto, contestando os motivos alegados. Apesar disso, a votação em plenário do Legislativo decidiu pela manutenção do veto do Executivo.

  

Tags:ALEAMSegurança PúblicaViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Evento científico, apoiado pela Fapeam, populariza conhecimentos sobre peixes da região
Próximo artigo UTI da FCecon recebe certificado de alta eficiência

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

7 dias atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

1 semana atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

1 semana atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

1 semana atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

1 semana atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

2 semanas atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

2 semanas atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

2 semanas atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

2 semanas atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

2 semanas atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

2 semanas atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

2 semanas atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?