O deputado Comandante Dan (PSC) esteve no sábado, 8 de julho, inspecionando o serviço prestado na travessia dos rios Curuçá e Autaz Mirim, que tiveram as pontes desmoronadas em setembro e outubro de 2022 e temporariamente têm a travessia realizada por balsas. No Rio Curuçá a obra, de responsabilidade da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), já foi iniciada.
Segundo Dan Câmara, a reconstrução da ponte sobre o Curuçá apresenta um trabalho lento, nove meses depois do episódio que matou 5 e feriu 14 pessoas: “Em ambos os rios, a responsabilidade é federal, por se tratar de uma BR, uma rodovia federal, mas nós não podemos cruzar os braços diante do sofrimento do povo, por isso estamos aqui”. Ele denunciou o serviço, tanto emergencial de travessia nas balsas, quanto a obra de reconstituição das pontes, ao Ministério Público Federal (MPF), que já realizou a primeira audiência. No local há uma placa de obra anunciando a inauguração para outubro, mas nas palavras do deputado a entrega é “praticamente impossível “.
A travessia do Rio Autaz Mirim continua crítica, realizada por uma balsa pequena em relação à demanda do grande volume de veículos. A população se queixa da morosidade e da precariedade do serviço, que vez por outra chega a ser paralisado por problemas no equipamento. “O prejuízo alcança a todos, infelizmente, desde o transporte escolar às ambulâncias, principalmente nas cidades de Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Manaquiri e Nova Olinda, somando mais de 140 mil pessoas diretamente atingidas; me pergunto se essas pontes fossem no sudeste ou no sul do País, se estaríamos submetidos a essa morosidade e descaso” lembrou Dan Câmara.
A audiência com o MPF aconteceu no dia 2 de junho e no dia 13 de junho o superintendente regional do DNIT, Luciano Moreira, esteve na Assembleia Legislativa para uma audiência. “Precisamos insistir para obter algum resultado, o que está acontecendo é um total desrespeito à nossa população”, concluiu o deputado. Ele lembrou ainda que havia laudo e aviso sobre um possível desmoronamento e que os sinistros poderiam ter sido evitados.
Ramais X Produção Rural
Dan Câmara também esteve nas regiões de cultivo da agricultura familiar e visitou os ramais Caoé, do Cobra, Nova Aliança 4 e Santa Luzia. Vários dos ramais estão em processo de terraplanagem ou pavimentação, menos o ramal de Santa Luzia, que dá acesso a uma escola pública estadual e duas escolas públicas municipais, reunindo mais de 700 crianças e adolescentes, onde os alunos precisam descer do ônibus e andar na lama, no período da cheia. “Uma possível solução é fazer com que o nível do ramal supere o nível do rio; vamos levar esse pleito e estamos certos de contar com a sensibilidade do governador Wilson Lima e do secretário Carlos Henrique Lima, de obras”, finalizou.