O deputado Comandante Dan (Podemos) participou, na última quinta-feira (9), em Tabatinga (distante 1.106 quilômetros de Manaus), da reunião do Consórcio de Municípios da Região do Alto Solimões com o Secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Tadeu Alencar. O evento tratou das reivindicações dos prefeitos dos nove municípios da região, que foram ouvidos pelo Ministério e pela cúpula da Segurança Pública do Amazonas, incluindo o secretário Vinicius Almeida.
Dan Câmara declarou que o trabalho do Legislativo Estadual tem sido bem sucedido. “Esses encontros e conexões não acontecem por acaso. A reunião nasceu em agosto passado, no Seminário de Segurança Inovadora que promovemos em Manaus, quando o Secretário Nacional ouviu os relatos de prefeitos e secretários de segurança desses municípios e identificou a necessidade de uma atenção especial à região. Também estivemos no inicio de outubro em 15 cidades do Médio e Alto Solimões, em Audiências Públicas da Comissão de Segurança do Legislativo Estadual, que possibilitaram a carta de reivindicações entregue às autoridades dos Executivos Federal e Estadual. Nosso trabalho de facilitador tem surtido efeito e o marco de hoje é uma prova”, explicou.
Os prefeitos entregaram oficialmente à autoridades federais e estaduais a “Carta do Alto Solimões”, com principais pleitos.
O representante do Ministério da Justiça, Tadeu Alencar, dirigiu a reunião e encaminhou como primeira solução prática a elaboração dos planos de segurança daqueles municípios fronteiriços, sob responsabilidade do Executivo e do Legislativo estaduais e o posterior aporte de providências necessárias, tanto federais, quanto estaduais.
Câmara falou que os planos devem ter muito em comum, mas que respeitarão as peculiaridades de cada cidade. “É certo que o plano de Tabatinga não pode ser o mesmo de Jutaí”, disse.
Além do Secretário de Segurança do Ministério da Justiça, do deputado Comandante Dan, presidente da Comissão de Segurança Pública da Aleam, do deputado Federal Silas Câmara, representando a bancada amazonense no Congresso Nacional, e das principais autoridades da segurança do Governo do Estado, estiveram presentes à reunião os prefeitos de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Jutaí, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tabatinga, Tonantins e um representante de Fonte Boa.
A região fica na faixa de fronteira e sofre com o crime organizado, principalmente pelo narcotráfico, os narconegócios, e o tráfico humano.
O parlamentar também anunciou que no próximo dia 15 de dezembro reunirá em Manaus, as Comissões de Segurança Pública do Senado, da Câmara Federal, da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em conjunto com o Ministério da Justiça e a Secretaria Nacional de Segurança, para tratar dos números da violência na Região Norte e no Amazonas. “Os índices crescem na Região, em oposição ao que acontece no Sul e Sudeste. Manaus e o Amazonas são a terceira capital e o terceiro estado mais violento do Brasil. Precisamos sensibilizar os parlamentares e demais autoridades à necessidade de investimentos. Isso é uma ação de defesa até mesmo da ZFM, já que sem trabalho e qualidade de vida não há ordem pública”, enfatizou.