Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Dan Câmara aprova PL de prevenção e combate à violentos doméstica
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Dan Câmara aprova PL de prevenção e combate à violentos doméstica
ALEAMPolítica

Dan Câmara aprova PL de prevenção e combate à violentos doméstica

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 27 de setembro de 2023
3 Min Lidos
Compartilhar

O Projeto de Lei nº 681/2023, que dispõe sobre a implementação de medidas em ambiente escolar para prevenir e combater a violência doméstica contra crianças e adolescentes, foi aprovado no Legislativo, nesta quarta-feira, 27 . O PL é de autoria do deputado Comandante Dan (Podemos) e lança mão do ambiente escolar para a identificação de possíveis violências domésticas praticadas contra os alunos ali matriculados.
O dispositivo legal estabelece que as medidas de identificação de violência a serem utilizadas pelos profissionais da unidade escolar se darão por capacitação profissional, observação atenta, canais de comunicação seguro, parcerias com órgãos competentes, avaliação psicossocial, programas de prevenção e conscientização. Em qualquer caso e, especialmente, quando se tratar de crianças em idade inferior a 4 anos, os professores e cuidadores de creches e escolas de educação infantil deverão atentar para eventuais lesões aparentes apresentadas pelos menores, nos membros inferiores, superiores, tronco e cabeça, ou até não aparentes, se o menor apresentar qualquer dificuldade motora, durante as atividades lúdicas e recreativas.
O Projeto de Lei de autoria de Dan Câmara estabelece ainda que, em sendo constatada a menor possibilidade de agressão sofrida ou presenciada pela criança ou adolescente, poderá o menor ser encaminhado ao atendimento psicológico, médico e, dependendo do caso concreto, submetido às providências perante o Conselho Tutelar e à unidade policial competente. “A escola é o ambiente mais seguro para a criança expressar seus sentimentos e precisamos cotar com professores, cuidadores, e outros profissionais presentes às unidades educacionais para proteger crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade; o combate à violência não se faz apenas com forças policiais, é uma construção coletiva”, declarou o deputado.
O PL de Câmara foi aprovado na mesma semana em que o Senado aprovou um projeto (PL 5016/2019) que incentiva a identificação de violências e abusos sexuais contra crianças e adolescentes. A proposta inclui na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como fundamento da formação dos profissionais da educação e como princípio do Sistema Único de Saúde a proteção integral de menores e atenção à identificação de maus tratos, negligência e violência sexual contra os menores. “Fico feliz que nossas propostas de lei guardem sintonia com as tendências nacionais de combate à violência doméstica; é sinal que estamos na direção certa”, finalizou o parlamentar.
Dan Câmara se encontra em Brasília, em um encontro com o Ministro da Justiça e Segurança Pública e os presidentes das comissões legislativas de segurança de todo o Brasil. O PL foi à votação subscrito pelo deputado Mário César Filho (União Brasil).

Tags:ALEAMAssembleia Legislativa do Estado do Amazonas. LegislativoEducação InfantilmancheteSegurança PúblicaViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Política

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Sancionada lei que garante seguridade especial para cooperados que trabalham no campo

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

Por biblia
27 de dezembro de 2024

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

Por biblia
27 de dezembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?