Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Dan Câmara alerta ‘Manaus é a cidade com maior taxa de homicídios dolosos do Brasil’
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Dan Câmara alerta ‘Manaus é a cidade com maior taxa de homicídios dolosos do Brasil’
ALEAMGestão Estadual

Dan Câmara alerta ‘Manaus é a cidade com maior taxa de homicídios dolosos do Brasil’

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 26 de março de 2024
4 Min Lidos
Compartilhar

O deputado Comandante Dan (Podemos), presidente da Comissão de Segurança Pública da Aleam, ocupou a tribuna do Legislativo para dar visibilidade ao “Mapa da Segurança Pública 2024 – ano base 2023”, hospedado no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O estudo mostra que, em termos de quantidade total, Manaus é a terceira colocada entre os dez municípios que registraram o maior número de homicídios dolosos no país em 2023. O Rio de Janeiro foi o primeiro, 1.118, seguido por Salvador, com 986. A capital amazonense registrou 866 vítimas.

“Se considerarmos as populações das cidades e fizermos o cálculo para encontrar a proporcionalidade, Manaus ocupa o primeiro lugar na taxa de homicídios dolosos, 41,9 para cada 100 mil habitantes, seguida de Salvador (40,8/ 100 mil) e da capital fluminense (18/ 100 mil)” afirmou o parlamentar. Câmara esclareceu que o documento é uma referência, editado e distribuído pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e que não se pode fechar os olhos para ele. “Ao nos debruçamos sobre a informação, vemos que o Amazonas está em sexto lugar na taxa de homicídios dolosos (31,79 por 100 mil), mas a capital é a primeira, o que inclusive deve direcionar as ações e prioridades estratégicas da segurança pública, foram 866 crimes em Manaus e 387 no interior”, disse.

Manaus também aparece no “Mapa da Segurança Pública 2024 – ano base 2023” como a primeira colocada entre os municípios com os maiores números absolutos de lesões corporais seguidas de morte no Brasil, a primeira colocada em número de latrocínios, roubos seguidos de morte, a sexta em feminicídios e a oitava em mortes no trânsito ou em decorrência dele. Câmara mostrou, com os gráficos do estudo, que o Estado também aparece como o quarto colocado em taxa de lesões corporais seguidas de morte e o quarto em taxa de latrocínios, tendo como base 2023. “Não tenho dúvidas que vivemos uma crise e que estamos perdendo espaço para o crime organizado, os números de Manaus são muito acima da média nacional”, enfatizou.

Plano Emergencial

Dan Câmara defende, desde o início do mandato de deputado estadual, a adoção de um plano emergencial para o combate à violência. “Trata-se de uma reação imediata, com efeitos positivos para a sensação de segurança da população, que passa pelo envolvimento de todas as esferas de poder e pela contratação de concursados, chamamento do cadastro reserva, reconvocação de policiais da reserva aptos ao serviço e o uso das forças armadas na faixa de fronteira e na calha do Solimões, principal rota do narcotráfico e da pirataria dos rios”, salientou.

Ele finalizou defendo um esforço financeiro e fiscal do governo para o pagamento da data-base das forças de segurança. “Querer um bom desempenho de quem não recebe há quatro anos a reposição de perdas é cruel, tão cruel quanto o SEG, Serviço Extra Gratificado, utilizado nas corporações da segurança pública estadual para comprar as horas de folga dos trabalhadores”.

Para o deputado, é desumano lançar mão da necessidade de alguém que trabalha por plantão e comprar as horas de descanso, isso está adoecendo as pessoas e causando um aprofundamento ainda maior nos problemas de saúde mental de policiais militares e civis e de bombeiros militares. “E eles só aceitam se submeter a isso, porque há uma defasagem salarial enorme, temos uma tropa de 8 mil policiais militares, quando o previsto para a normalidade são 15 mil e com as forças de segurança sem receber data-base há quatro anos”, lamentou.

  

Tags:ALEAMBombeirosForças de segurança.ManausSegurança PúblicaViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação dá início à aplicação das provas do Sadeam 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Manaus

Prefeitura de Manaus promove prévia da ‘Jornada Pedagógica 2025’

Por Redação Informe Digital
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?