Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Cursos da UEA no interior recebem nota máxima
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Cursos da UEA no interior recebem nota máxima
Amazonas

Cursos da UEA no interior recebem nota máxima

3 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Tópicos da matéria
  • Apoio pedagógico
  • Processo avaliativo

Por Agência Amazonas

Dois cursos foram avaliados com o conceito nota 5 nos municípios de Maués e Itacoatiara

FOTO: Divulgação/UEA

Dois cursos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foram avaliados com a nota máxima, 5, pelo Conselho Estadual de educação (CEE-AM). São eles: o de Licenciatura em Pedagogia do Campo, do Núcleo de ensino Superior de Maués (Nesmau), e o curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa do Programa Nacional de Formação de Professores da educação básica (Parfor), no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit).

A conquista reflete uma das principais políticas institucionais da UEA, que é garantir o acesso da população do interior do estado à educação superior. “Temos um olhar especial voltado aos municípios do interior do Amazonas. Por isso, recebemos com muita satisfação a avaliação do CEE”, ressaltou o reitor da instituição, André Zogahib, frisando o empenho da gestão superior em fortalecer os cursos ofertados no interior.

Na avaliação do curso de Pedagogia do Campo, publicada por meio da Resolução nº 182/2022, o CEE destacou como pontos fortes a matriz curricular distribuída em núcleo básico, de aprofundamento e específico; a atuação da coordenação do curso; e a qualificação do corpo docente, formado em sua maioria por professores doutores com produções e pesquisas acadêmicas em suas áreas de conhecimento.

Foi reconhecida ainda a compreensão dos discentes a respeito da importância da formação pensada com significado e sentido para a população das áreas rurais do Amazonas. Este é o primeiro curso de Licenciatura em Pedagogia do Campo no estado do Amazonas.

A Resolução nº 159/2022, referente à avaliação do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa do Parfor em Itacoatiara, destaca a finalidade de capacitação dos docentes ao mencionar o efetivo desenvolvimento do perfil profissional do egresso. Segundo a avaliação, o curso dispõe de condições de excelência para o seu pleno funcionamento.

Apoio pedagógico

Segundo o diretor da escola Normal Superior (ENS), professor doutor Otávio Rios, a conquista dos dois cursos da unidade é um marco na história da UEA.

“A nota máxima obtida pelos cursos da ENS é resultado de um amplo trabalho coletivo realizado entre diversos setores administrativos e pedagógicos da escola Normal Superior”, ressaltou, destacando o trabalho de assessoramento aos cursos de graduação feito pela coordenação de qualidade do ensino.

Segundo o coordenador de Qualidade da ENS, professor doutor Márcio Santos, o corpo docente da unidade acadêmica conta com um alto número de professores doutores, fator que contribui para as avaliações positivas dos cursos.

“A Coordenação de Qualidade do ensino é constituída de dois aspectos: de estrutura operacional, que busca oferecer condições físicas para que os cursos possam funcionar de forma plena, além de acompanhamento pedagógico que é essencial para a qualificação dos professores”, pontuou.

FOTO: Divulgação/UEA

Processo avaliativo

O Conselho possui atribuições normativas, deliberativas e de assessoramento no desempenho das funções e atribuições do poder público estadual no âmbito da educação. Segundo o pró-reitor de ensino de Graduação da UEA, professor doutor Raimundo Barradas, o Conselho possui papel fundamental na formulação e avaliação da política estadual de educação.

“Representa excelência e qualidade. Ficamos muito felizes com o resultado alcançado. A nota máxima é o grande referencial para que os estudantes tenham como avaliar a qualidade de um curso e para que a universidade possa avaliar, constantemente, suas ações e condições para educar pessoas e formar novos profissionais”, disse Barradas.

Iniciado em 2018, em Maués, o curso de Pedagogia do Campo tem favorecido importantes reflexões acerca da construção de um currículo contextualizado, contribuindo para a formação de professores.

“Temos, como ponto central de mobilização e construção curricular, uma proposta de formação de professores capaz de possibilitar a análise da problemática educacional vivida nos diversos contextos onde se encontram os sujeitos em formação”, ressalta a professora doutora Maria Edeluza de Moura, coordenadora do curso.

A coordenadora do curso de Letras avaliado, professora doutora Renata Rolon, afirma que o fato de o quadro de docentes contar com mais de 70% de doutores contribuiu para a nota positiva, e que isso repercute positivamente na formação dos alunos.

“Os avaliadores verificam os currículos dos docentes e, no nosso caso, puderam comprovar o alto número de produção acadêmica destes. Ou seja, não é somente ter o título, mas ter produção. Receber a avaliação máxima comprova que o nosso trabalho, ao procurar a excelência do curso, está no caminho certo”, finalizou.

Tags:Educação BásicaEnsino SuperiorEstado do AmazonasFormação de ProfessoresItacoatiaramancheteMaués
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Procon-AM dá dicas para torcedores não caírem em ciladas
Próximo artigo Aprovado projeto que destina à reforma agrária imóvel rural recebido pela União em pagamento

Mais notícias desta categoria

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

1 ano atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

1 ano atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

1 ano atrás

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

1 ano atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

1 ano atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

1 ano atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

1 ano atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

1 ano atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

1 ano atrás

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

1 ano atrás

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

1 ano atrás

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

1 ano atrás
MPAM acompanha programa de renda em Itamarati, após detectar possíveis falhas nos critérios de seleção
MPAM, TJAM e Sejusc discutem criação de Grupo de Trabalho para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no Amazonas
Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência
Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão
MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?