Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Curso de patentes e bioinovação finaliza atividades com oficina prática e debate de casos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Curso de patentes e bioinovação finaliza atividades com oficina prática e debate de casos
Amazonas

Curso de patentes e bioinovação finaliza atividades com oficina prática e debate de casos

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 24 de março de 2023
3 Min Lidos
Compartilhar

As atividades do curso “Patentes e Bioinovação para a Região Amazônica” foram finalizadas nessa quinta-feira (23), no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), com uma oficina prática de busca de informação tecnológica em documentos de patente, discussão sobre estratégias de busca relacionadas à bioprodutos e debate sobre casos práticos. A capacitação, que começou na terça-feira (21), é uma iniciativa do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) em parceria com a Suframa e o Ifam.

Durante o curso, os inscritos tiveram acesso a aulas com temáticas como: A legislação de acesso ao patrimônio genético e ao Conhecimento Tradicional associado, de 2000 até os dias atuais; Interface da legislação de acesso ao PG com o sistema de patentes; O documento de patente; Condições e requisitos de patenteabilidade; A atividade inventiva e a suficiência descritiva no campo da biotecnologia; Bases de dados para a busca de patentes no campo da biotecnologia; A importância da busca para a redação do pedido de patente.

No primeiro dia de aula, por exemplo, foi realizada a apresentação das especificidades da Biotecnologia no sistema de patentes, e do histórico da propriedade intelectual referente à biotecnologia. Também foram expostos o cenário geral do patenteamento da biotecnologia. Questões éticas e patentes socialmente inadequadas. O patenteamento de seres vivos no Brasil e em outros países. Principais tratados internacionais. Diretrizes de exame em biotecnologia no INPI.

O curso é ministrado pelo chefe da divisão de pós-graduação e pesquisa da Academia e Especialista Sênior em Propriedade Industrial em Biotecnologia do INPI, o físico Celso Luiz Salgueiro Lage e pelo Líder do Grupo de Pesquisa de Propriedade Intelectual em Biotecnologia e Saúde no INPI (PIBIOS), biólogo Alexandre Guimarães Vasconcellos.

O curso “Patentes e Bioinovação para a Região Amazônica” foi idealizado para colocar em discussão como a biotecnologia moderna se inseriu no sistema de patentes e como a legislação trata a proteção das criações neste campo tecnológico. Além disso, busca apresentar como as patentes na área podem ser utilizadas como fonte de informação tecnológica para pesquisas e auxiliar nas tomadas de decisão no caminho que vai da bancada ao mercado.

Para superintendente interino da Suframa, Marcelo Pereira, iniciativas como o curso contribuem com o fortalecimento e consolidação de um ecossistema voltado à inovação e auxiliam no desafio de transformar o conhecimento produzido na academia em produtos que cheguem às prateleiras e melhoram a vida das pessoas.

Marcelo Pereira ressalta, ainda, que no Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a Autarquia, o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) ainda estão previstas outras ações, com vistas a aprimorar o ecossistema de inovação da Amazônia Ocidental nos ativos de Propriedade Intelectual.

Tags:EconomiamanchetePIMPólo Industrial de ManausSuframaSuperintendência da Zona Franca de ManausZFM
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Política

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Sancionada lei que garante seguridade especial para cooperados que trabalham no campo

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

Por biblia
27 de dezembro de 2024

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

Por biblia
27 de dezembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?