Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Curso de Cuidador Informal de Idoso da Prefeitura de Manaus reúne 50 participantes na última edição deste ano
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Curso de Cuidador Informal de Idoso da Prefeitura de Manaus reúne 50 participantes na última edição deste ano
Manaus

Curso de Cuidador Informal de Idoso da Prefeitura de Manaus reúne 50 participantes na última edição deste ano

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Curso de Cuidador Informal de Idoso da Prefeitura de Manaus reúne 50 participantes na última edição deste ano
A última edição de 2022 do curso de Cuidador Informal de Idoso, promovido pela Prefeitura de Manaus, reúne 50 participantes, com atividades desenvolvidas no salão pastoral da igreja Nossa Senhora da Paz, localizado no bairro da Paz, zona Oeste, até esta sexta-feira, 2/12.

Com uma carga horária de 20 horas, o curso é coordenado pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), por meio do Distrito de saúde (Disa) Oeste, e tem como objetivo qualificar os cuidados que familiares ou cuidadores oferecem aos idosos, em especial aos que têm doenças crônico-degenerativas, que já estão acamados ou que apresentam dificuldade de locomoção.

Segundo a técnica responsável pela saúde do Idoso no Disa Oeste, assistente social Graciete Carvalho, o curso não tem caráter técnico-profissionalizante, sendo realizado pela Semsa para qualificar e apoiar as famílias no cuidado com os idosos, abordando temas relacionados ao processo de envelhecimento, à saúde física e mental.

“A maior parte dos participantes é formada por familiares de idosos e já identificamos que muitos desses idosos têm hipertensão ou diabetes ou hipertensão e diabetes. O curso aborda a prevenção e cuidados em relação a essas duas doenças, mas também questões como depressão, problemas de sono, cuidados com idosos acamados e prevenção de quedas. Os participantes receberão ainda orientação sobre como e onde podem acessar os serviços disponíveis no Sistema Único de saúde (SUS)”, informou Graciete Carvalho.

Para a artesã Rocicléia Batista Costa, moradora do bairro Alvorada, o curso é uma oportunidade para obter mais conhecimento e melhorar o cuidado ao pai, de 71 anos, que tem diabetes e precisou amputar uma das pernas por complicações pela doença. “Além do meu pai, também ajudo a cuidar dos vizinhos quando pedem ajuda e a maioria deles é idosa. Faz tempo que quero fazer um curso e surgiu essa oportunidade até para esclarecer as dúvidas e poder cuidar melhor deles”, explicou.

O curso foi iniciado na segunda-feira, 28/11, e será encerrado na sexta-feira, 2/12, das 8h às 12h, com palestras também sobre os temas: Cuidados no domicílio para pessoas acamadas ou com limitações físicas; Úlcera de pressão/escaras/feridas: como prevenir e tratar; A importância da vacinação; Alimentação saudável; Orientação alimentar para aliviar sintomas: náuseas e vômitos, dificuldade para engolir (disfagia), intestino preso (constipação intestinal) e gases (flatulências); Alimentação por sonda (dieta enteral); Acomodando a pessoa acamada; Mudança de posição de corpo; Problemas com o sono; Identificando quadros demenciais como Alzheimer e Parkinson; Os estágios do Alzheimer e o que a família PODE fazer em cada estágio; Prevenção de quedas; A importância do exercício respiratório na recuperação da Covid-19; Atividades físicas para o envelhecimento; Prevenção de violência contra a pessoa idosa; Transtornos de humor e ansiedade; Identificando sinais de depressão na pessoa idosa; Cuidando do cuidador; Transtornos de humor e ansiedade; Identificando sinais de depressão na pessoa idosa; Autonomia e Independência; Cuidados com medicamentos; e Serviços disponíveis e direitos do cuidador e da pessoa cuidada.

“O curso do Disa Oeste é o último deste ano, mas no próximo ano os Disas vão promover novamente para atender as cinco zonas de Manaus. É uma atividade muito positiva em função de que os familiares estão sendo preparados para o cuidado adequado ao idoso. Além disso, todos nós estamos em processo de envelhecimento e, a partir do momento em que conhecem o curso, os participantes passam a ter um cuidado melhor com eles mesmos”, afirmou a chefe do Núcleo de Atenção à saúde do Idoso, Eliny Rocha.

— — —
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAhbTA

Notícias relacionadas

Tags:ManausmanchetePrefeitura de ManausViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura capacita profissionais de saúde para realização de auriculoterapia na Atenção Primária
Próximo artigo Prorrogado credenciamento de agentes executores de serviços ambientais

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus recupera via estratégica no bairro Zumbi dos Palmares e garante mais segurança no trânsito

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus participa de evento nacional sobre desafios e tendências na área de avaliação educacional

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus capacita profissionais de enfermagem para manejo de lesões diabéticas

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus garante mais segurança viária com obras de manutenção asfáltica no Tarumã

12 horas atrás

Prefeitura elimina mais de 230 lixeiras irregulares em Manaus na primeira semana de setembro

13 horas atrás

Abertura do ‘Setembro Amarelo’ na rede municipal de ensino

13 horas atrás

Prefeito vistoria UBSs de porte 4 e acompanha obras do Implurb

13 horas atrás

Ageman multa Águas de Manaus em R$ 313 mil por falha técnica em obra no Vieiralves

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus autua veículos pesados por desrespeitar zona de restrição

14 horas atrás

‘#SouGamerGeek’ movimenta mais de R$ 100 mil e valoriza cultura geek e empreendedorismo

14 horas atrás

PIC da prefeitura é apresentado em congresso internacional

17 horas atrás

Encontro Nacional InRede em Manaus: prepare-se!

18 horas atrás
Prefeitura de Manaus conclui obras emergenciais de drenagem no bairro Adrianópolis e garante mais segurança contra alagamentos
Prefeitura de Manaus avança na revitalização da zona Leste com obras no bairro Gilberto Mestrinho
Prefeitura de Manaus intensifica obras no bairro Flores e moradores celebram avanço na infraestrutura
Prefeitura de Manaus revitaliza trecho da avenida Eduardo Ribeiro e garante mais segurança ao centro histórico
Remoção de executivo irregular em operação de fiscalização
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?