Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Cúpula dos Povos encerra atividades em Belém com carta sobre clima entregue à ONU
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Cúpula dos Povos encerra atividades em Belém com carta sobre clima entregue à ONU
Nacional

Cúpula dos Povos encerra atividades em Belém com carta sobre clima entregue à ONU

3 semanas atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

17/11/2025 – 17:50  

Deputados Bohn Gass, Airton Faleiro e Tarcísio Motta (em pé) no encerramento da Cúpula dos Povos

A Cúpula dos Povos terminou no domingo (16), em Belém, com a entrega de uma carta aberta à Conferência da ONU sobre Mudança do Clima. Parlamentares da Câmara dos Deputados acompanharam o evento.

As 15 propostas apresentadas por 1,1 mil organizações da sociedade civil de 65 países incluem:

• fim da exploração de combustíveis fósseis;
• reparação de perdas e danos causados a populações afetadas por grandes projetos de energia e mineração;
• gestão popular das políticas climáticas nas cidades;
• demarcação de territórios de povos tradicionais;
• fomento à agroecologia.

A deputada Duda Salabert (PDT-MG), presidente da Subcomissão Especial da Comissão de Meio Ambiente da Câmara sobre a COP30, participou das atividades nos cinco dias do encontro, realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA).

“Aqui na Cúpula dos Povos há debate sobre justiça climática, com protagonismo de indígenas, mulheres e comunidades tradicionais. Estamos aqui para mostrar que a Amazônia é um território vivo”, disse.

Em suas redes sociais, Duda Salabert afirmou que a COP30 apresenta avanços mínimos e enfrenta impasses entre países ricos e pobres. Segundo ela, o lobby dos combustíveis fósseis dificulta as negociações, e a diplomacia brasileira tem buscado avanços em temas como financiamento climático, adaptação e critérios para medir injustiças climáticas.

Bruno Peres/Agência Brasil

Marcha Global dos Povos Indígenas: “A Resposta Somos Nós”, evento paralelo à COP30

Marcha pelo Clima
A Cúpula dos Povos ocorre desde a Eco-92 e é considerada o principal evento paralelo das conferências climáticas. A edição deste ano teve 25 mil credenciados e promoveu a Marcha Global pelo Clima nas ruas de Belém.

O “grito das ruas”, segundo Salabert, PODE influenciar as decisões, mas só se os governos escutarem “quem está do lado de fora” e não apenas “o lobby fóssil”. “As ruas de Belém deixaram claro: a paciência acabou”, afirmou a deputada, em suas redes sociais.

O deputado Nilto Tatto (PT-SP), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, acompanhou a mobilização. “A participação da Cúpula dos Povos busca influenciar o debate global. A mobilização mostra que não é possível enfrentar a crise climática sem enfrentar a desigualdade.”

“A saída para o colapso climático está aqui nesses movimentos sociais, nesses povos – povos indígenas, povos quilombolas, povos ribeirinhos, povos das florestas e povos das cidades. E é preciso que a unidade desses movimentos e desses povos construa a terra como casa comum e consiga superar as contradições do capitalismo”, disse o deputado Tarcísio Motta (Psol-RJ).

O deputado Chico Alencar (Psol-RJ), coordenador do grupo de trabalho sobre educação ambiental da Frente Parlamentar Ambientalista, também participou das atividades. “Nossos biomas sofrem pressão econômica. Defendemos a luta por justiça climática e ambiental, com educação ambiental para mudar esse cenário.”

Modelo de produção
A carta final do evento associa a crise climática ao modelo de produção capitalista e critica a privatização, mercantilização e financeirização de bens comuns e serviços públicos.

O presidente da COP30, embaixador André Correa do Lago, participou da solenidade de encerramento. “Precisamos ouvir a ciência e os povos”, declarou.

Alex Ferro/COP30

Autoridades recebem a carta aberta da Cúpula dos Povos

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Geórgia Moraes

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura realiza 2ª Avaliação Diagnóstica na Educação Infantil
Próximo artigo Prefeitura realiza intervenção em via do Puraquequara

Mais notícias desta categoria

Comissão vota relatório parcial e faz balanço sobre ações relacionadas a enchentes no Rio Grande do Sul

1 hora atrás

Relator aumenta competência da PF e inclui medidas para asfixiar empresas envolvidas em crimes

2 horas atrás

Comissão discute mecanismos de bloqueio de sites ilegais de aposta

2 horas atrás

Orçamento 2026: relatora setorial pede recomposição de recursos para a área de Poderes de Estado

3 horas atrás

Orçamento 2026: relatório de infraestrutura recebe emendas das bancadas estaduais para rodovias

4 horas atrás

Orçamento de 2026 para ciência, tecnologia e comunicações é 5% menor que o de 2025

4 horas atrás

Comissão aprova classificação de síndrome de Tourette como deficiência

4 horas atrás

Congresso promulga nesta terça-feira isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

5 horas atrás

Comissão especial cancela a reunião para votar o relatório sobre regulamentação do trabalho por aplicativo

6 horas atrás

Comissão aprova inclusão da podologia na lista de serviços sujeitos ao ISS

18 horas atrás

Comissão aprova limite de uso da margem consignável para cartões a 5%

19 horas atrás

Despesas de Trabalho e Previdência no Orçamento de 2026 dependem do novo valor do salário mínimo

19 horas atrás
Comissão debate direitos do nascituro e implicações do tema com o crime organizado
Comissão aprova projeto que criminaliza erotização infantojuvenil em redes sociais
Comissão debate impactos de novas regras para medidas socioeducativas
Comissão vota nesta terça-feira relatórios setoriais do Orçamento de 2026
Adiado debate sobre falta de energia elétrica nos municípios brasileiros
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?