FOTOS: Kássio Moraes/FVS-RCPA Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou, nesta quarta-feira (15/12), uma conferência virtual com o tema “Cuidados com Medicamentos”. O intuito é capacitar servidores das secretarias municipais do estado sobre manuseio, armazenamento e descarte de insumos. A palestra teve duração de duas horas e contou com a participação de cerca de 50 pessoas.
Há 4 minutos
Por Agência Amazonas
Palestra busca aprimorar cautela com insumos medicinais
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, salienta que o assunto representa grande importância para a Vigilância em Saúde.
A programação do evento incluiu “Riscos da Automedicação”; “Descarte de medicamentos e praguicidas” e “Responsabilidade na guarda, distribuição e uso de medicamentos” e foi organizada pela Gerência de Insumos Estratégicos (GIES/FVS-RCP), em parceria com Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF/AM).
De acordo com a gerente do GIES/FVS-RCP, Eurenice Neves Lima, esse é o último encontro do ano com os envolvidos da área de insumos estratégicos do Amazonas.
“A FVS-RCP está realizando esse evento no sentido de orientar os profissionais que trabalham nessa área, para que eles desenvolvam a melhor prática possível nos cuidados de armazenamento, manipulação, evitando que os medicamentos se percam ou que o formato de armazenamento danifique esses produtos”, reforça Tatyana.
O gerente de Serviços de Saúde da Devisa/FVS-RCP e palestrante do evento, Marco Pinto, destacou a importância de realizar o descarte correto de medicamentos e embalagens.
“Estamos partilhando informações sobre uso e cuidados com medicamentos; riscos da automedicação e principalmente sobre descarte, que é um grande problema para o meio ambiente e queremos alertar, para evitar riscos”, explica Eurenice.
Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui planejar, coordenar e supervisionar e executar as atividades relativas à gestão dos insumos estratégicos, realizada pela Gerência de Insumos Estratégicos (Gies/FVS-RCP).
“Na palestra, abordamos o descarte de embalagens de inseticidas e de medicamento, em três tópicos: responsabilidade do gerador do resíduo; responsabilidade compartilhada, quando alguém fornece e produz o produto; e a logística reversa, quando o produto é encaminhado para o caminho de origem”, ressalta Marco.
A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos telefônicos da FVS-RCP são (92) 2129-2500 e 2129-2502.