Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Cristiano D’Angelo propõe mudanças na Lei da Campanha Anual de Uso Racional de Copos Plásticos nos órgãos públicos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Cristiano D’Angelo propõe mudanças na Lei da Campanha Anual de Uso Racional de Copos Plásticos nos órgãos públicos
ALEAMGestão Estadual

Cristiano D’Angelo propõe mudanças na Lei da Campanha Anual de Uso Racional de Copos Plásticos nos órgãos públicos

11 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Rephrase my O cuidado com a sustentabilidade no Amazonas é uma responsabilidade que deve ser assumida de forma ativa, especialmente em um Estado que abriga a maior floresta tropical do mundo. Neste sentido, o deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB), presidente da Comissão de agricultura, pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Comapa) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), propôs o Projeto de Lei (PL) nº 534/2024 que altera a Lei nº 394/2017, Lei que regulamenta a Campanha Anual do Uso Racional de Copos Plásticos nos órgãos públicos estaduais, busca agora ampliar seu escopo para incorporar estratégias mais robustas voltadas à sustentabilidade.
Segundo o deputado Cristiano D’Angelo, a propositura visa implementar ações concretas para a construção de um ambiente mais sustentável, promovendo o reconhecimento do papel social dos trabalhadores ambientais e estimulando a consciência ambiental no Estado. “A sustentabilidade está diretamente ligada à promoção da saúde e, consequentemente, à qualidade de vida no trabalho e em toda a sociedade amazonense”, ressaltou o parlamentar.
O Projeto de Lei propõe a substituição gradual dos copos descartáveis por canecas ou copos biodegradáveis, visando diminuir os impactos ambientais negativos gerados pelo descarte inadequado de plásticos. A mudança faz parte de um esforço mais amplo para preservar o meio ambiente, ao mesmo tempo em que busca reduzir custos operacionais nos órgãos públicos. Além disso, a iniciativa tem o potencial de estimular hábitos saudáveis entre os servidores, como o aumento da ingestão de líquidos durante o expediente.
Cristiano D’Angelo destacou que a alteração na Lei nº 394/2017 também terá impactos significativos na prevenção de doenças. “O estímulo ao consumo adequado de líquidos PODE prevenir uma série de problemas de saúde, como o diabetes e as doenças cardiovasculares. A hidratação é essencial para o bem-estar diário e contribui para a redução da ingestão de açúcar, além de melhorar a disposição e ajudar no controle do peso”, explicou.
A proposta inclui,ainda, ações educativas e informativas, como o uso de cartazes, avisos e mensagens de e-mail, para conscientizar os servidores sobre a importância do uso de canecas ou copos biodegradáveis. Com objetivo de criar uma cultura de sustentabilidade nos órgãos públicos, contribuindo para a redução do desperdício e para o cumprimento das metas ambientais do Estado.
Impacto ambiental e social
O uso excessivo de copos descartáveis é um problema ambiental significativo. O plástico PODE levar até 400 anos para se decompor, sendo que grande parte desse material acaba nos oceanos e rios ou vai para aterros sanitários. O Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, e apenas 1% desse material é reciclado, conforme o Fundo Mundial para a Natureza (WWF). No país, cerca de 2,4 milhões de toneladas de plástico são  

Tags:ALEAMmeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior 18.º Juizado Especial Cível condena varejista e uma seguradora a indenizarem consumidora que teve negado pagamento de seguro
Próximo artigo Comandante Dan homenageia aviadores da Força Aérea Brasileira

Mais notícias desta categoria

Raízes do Investimento: Valorização do PIM no Amazonas

10 horas atrás

Carnaval na Floresta: seminário do Governo do Amazonas

15 horas atrás

Gincana de Robótica: Apoio do Governo do Amazonas

16 horas atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Recorde de Público em Manaus

1 dia atrás

Levantamento de Aedes aegypti em Manaus começa hoje

1 dia atrás

Inscrições para a 2ª Feira de Negócios e Inovação

2 dias atrás

Programa RespirAR: Fisioterapia para Saúde e Reabilitação

2 dias atrás

#SouManaus impulsiona R$ 150 milhões na economia

2 dias atrás

SouManaus: O Festival Imperdível de 2023

2 dias atrás

Amazonas avança na pecuária sustentável

5 dias atrás

Procon Manaus leva serviços ao Nova Esperança

6 dias atrás

Procon Manaus: Aumento na cesta básica em supermercados

6 dias atrás
FVS-RCP: Fortalecendo a Gestão da Vigilância Sanitária
#SouManaus: David Almeida destaca festival cultural 2025
Redução de 29% em mortes no trânsito em Manaus
Inscrições Afeam para Palestras na Feira de Negócios
Vestibular – Recorde de inscrições da UEA em 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?